Vereador denuncia falta de distribuição de doações em Conquista | A TARDE
Atarde > Portal Municípios

Vereador denuncia falta de distribuição de doações em Conquista

Segundo Alexandre Xandó (PT), vários produtos estão estocados desde dezembro do ano passado

Publicado segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 às 17:43 h | Atualizado em 21/02/2022, 19:17 | Autor: Luciano Barreto
Segundo Xandó, a denúncia foi feita por um servidor municipal que está sofrendo retaliação.
Segundo Xandó, a denúncia foi feita por um servidor municipal que está sofrendo retaliação. -

Doações feitas pela população e que deveriam ser distribuídas para as famílias atingidas pela chuva em Vitória da Conquista, estão estocadas no ginásio de esportes Raul Ferraz, no município, desde dezembro do ano passado. A informação é do vereador Alexandre Xandó (PT).

De acordo com o edil, uma grande quantidade de produtos, como colchões, roupas, alimentos e de higiene pessoal, está represada. “A sociedade fez as doações para a Prefeitura distribuir, e ainda está sob o controle da prefeitura”, informou o vereador.

“Vimos que com as fortes chuvas, a solidariedade foi muito grande, as pessoas fizeram doações, e nós recebemos uma denúncia de que essas doações estariam aqui represadas. (...) O que queremos saber é: por que a Prefeitura ainda não distribuiu as doações?”, questionou.

Segundo Xandó, a denúncia foi feita por um servidor municipal que está sofrendo retaliação. “Já soubemos que o servidor que fez a denúncia foi colocado à disposição. Se isso aconteceu, é uma perseguição, e vamos defender esse servidor, vamos à justiça. Esse servidor não pode ser prejudicado por denunciar um descaso como esse, uma vergonha como essa”, disse o vereador.

Ao grupo A Tarde a Prefeitura de Vitória da Conquista disse que não procede a informação de estoque desde dezembro do ano passado. Segundo a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Defesa Civil estão realizando a distribuição sistemática e constante dos donativos recebidos.

“Nesta segunda, 21, por exemplo, foi feita a entrega de cestas básicas, roupas e colchões a duas das famílias que deixaram o abrigo de Itapirema (centro avançado do IFBA) e no sábado, 19, 100 famílias do distrito de José Gonçalves receberam alimentos e roupas. Amanhã, 22, serão levados donativos para o distrito de Bate-Pé, para distribuição a ser feita pela subprefeitura”, respondeu.

Ciente da urgência de quem necessita de doações, a Prefeitura informou que o que ainda se encontra no Ginásio de Esportes serão entregues a famílias que deixaram os abrigos e voltaram para casa ou receberam o auxílio moradia (para aluguel), e seguirão nas próximas etapas de distribuição.

A Prefeitura ressalta ainda que “o município tem 3.204,5 km² de área, 11 distritos e mais de 340 povoados. Parte das estradas ficaram altamente comprometidas com as chuvas, que, aliás, têm voltado a ocorrer. Essas circunstâncias também devem ser levadas em conta quando se considera o trabalho de distribuição, que não pode ser aleatório, mas seguindo critérios de necessidade, situação da família e se havia cadastro", argumentou.

Publicações relacionadas