PÓS-GRADUAÇÃO
Cuidado com finanças é necessário no intercâmbio

A valorização do real tem tornado mais viável ir ao exterior para cursar uma pós-graduação. No entanto, o estudante deve ter atenção aos gastos quando estiver em outro país.
"Ele está longe da família e de qualquer suporte financeiro. Normalmente uma pós-graduação exige dedicação integral, então o estudante não terá tempo de trabalhar para obter renda. Nesse caso, o cuidado deve ser redobrado", alerta Ângelo Guerreiro, consultor de finanças.
Segundo Guerreiro, o recomendado é se dedicar apenas aos estudos e atividades relacionadas. "O pós-graduando deve esquecer o consumismo ou qualquer atividade supérflua, como festas", diz. Guerreiro afirma que, focando no curso, o estudante obterá a base para agregar mais recursos financeiros no futuro.
Flávio Crusoé, sócio-diretor da BEX Intercâmbio, aconselha ao estudante ter disponível o dinheiro estimado para as despesas do intercâmbio antes mesmo de fazer a viagem. "O custo de vida não é tão caro, o que sai caro é o lazer", diz Crusoé.
Há também a alternativa de financiar o pagamento do curso, que algumas agências de intercâmbio oferecem, o que possibilita ao estudante pagar até mesmo após seu retorno da viagem. A BEX tem pacotes de pós-graduação para o Canadá (a partir de 9 mil dólares o curso), Inglaterra (a partir de 8 mil libras o curso completo), Austrália (a partir de 10 mil dólares o semestre) e Estados Unidos (a partir de 6,5 mil dólares o curso de especialização). "Não há todas as opções de cursos, porém os mais procurados estão presentes, como Administração, Computação e Engenharia", conta Crusoé.
Feira - Marcado para 22 de setembro, no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, o Salão do Estudante reunirá instituições de ensino de 17 países, com o objetivo de dar informações a estudantes que desejam fazer intercâmbio. O ingresso para o evento custará R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estarão presentes representantes de universidades de lugares como África do Sul, Argentina, China, Estados Unidos, Itália, México e Suiça.
Além de mestrados, doutorados e MBAs, os estudantes também poderão se informar sobre estágios, experiências de trabalho, graduação no exterior e cursos de idiomas.
Serviço:
Maiores informações sobre o evento através do site www.salaodoestudante.com.br.
Os pacotes de intercâmbio da BEX podem ser consultados através do telefone (71) 2109-0888.