Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AÇÃO CIVIL MP

Açougue que funciona irregularmente vira alvo do MP em Salvador

Estabelecimento é investigado desde 2024; reincidência em irregularidades

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

23/09/2025 - 0:12 h
Açougue, que fica no Matatu de Brotas, está sendo processado pelo MP
Açougue, que fica no Matatu de Brotas, está sendo processado pelo MP -

Um açougue localizado no bairro do Matatu, em Salvador, está sendo processado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por oferecer risco à saúde e à segurança dos consumidores. A ação civil pública foi ajuizada no dia 11 de setembro pela promotora Joseane Suzart, da 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor, após diversas fiscalizações apontarem uma série de irregularidades graves no estabelecimento, que vão desde a falta de licenças obrigatórias até más condições sanitárias.

As investigações começaram em 2024, a partir de vistorias feitas por agentes da Vigilância Sanitária, da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) e do Corpo de Bombeiros. Durante as fiscalizações, foi identificado que o açougue operava sem a devida autorização sanitária e sem o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros - documentos essenciais e obrigatórios para o funcionamento regular de estabelecimentos desse tipo.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Além disso, o espaço apresentava condições precárias. Carnes penduradas de maneira improvisada, freezers enferrujados, produtos sem informações de validade e procedência, fiação elétrica exposta e ausência de preços visíveis.

Apesar de já ter sido notificado outras vezes, o estabelecimento insistiu em manter as atividades fora dos padrões exigidos por lei. Em 2015, chegou a ter seu funcionamento suspenso e mercadorias apreendidas. Já em 2024, foi alertado duas vezes, mas ignorou os pedidos de adequação.

Ação na Justiça

Diante da reincidência e da gravidade das infrações, o MP-BA pede que a Justiça obrigue o açougue a se regularizar imediatamente. A promotoria quer que o local apresente toda a documentação necessária, se adeque às normas sanitárias e de segurança e passe a fornecer aos consumidores todas as informações exigidas por lei, como origem, validade e preço dos produtos.

O MP requereu também a condenação do responsável pelo açougue ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais coletivos, valor que será destinado ao Fundo Estadual dos Direitos do Consumidor. A promotora defende que o estabelecimento seja responsabilizado por eventuais prejuízos individuais sofridos pelos consumidores.

Leia Também:

De acordo com Suzart, o caso é um exemplo claro de descaso com a saúde pública e com os direitos do consumidor. Para ela, o fato de o local continuar funcionando mesmo após múltiplas notificações mostra que medidas mais severas são necessárias para proteger a população.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ação civil pública açougue irregular codecon CorpoDeBombeiros. fiscalização sanitária Matatu Salvador Ministério Público da Bahia riscos ao consumidor saúde pública vigilância sanitária

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Açougue, que fica no Matatu de Brotas, está sendo processado pelo MP
Play

VÍDEO: ônibus é consumido pelo fogo em Avenida movimentada de Salvador

Açougue, que fica no Matatu de Brotas, está sendo processado pelo MP
Play

Vídeo: homem morre afogado em praia no Rio Vermelho

Açougue, que fica no Matatu de Brotas, está sendo processado pelo MP
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Açougue, que fica no Matatu de Brotas, está sendo processado pelo MP
Play

Corpo de jovem desaparecido em Boa Viagem é encontrado em praia da Ilha de Vera Cruz

x