WORLD CLEAN UP DAY
Baía de Todos-os-Santos recebe ação de limpeza e prevenção
Evento deste ano promove um ciclo de palestras para estudantes de escolas públicas
Por Marcela Magalhães*
A Baía de Todos-os-Santos, a maior baía tropical navegável do mundo, receberá o World Clean Up Day, uma mobilização cívica global, que reúne cerca de 60 milhões de pessoas em mais de 190 países na luta pela proteção ambiental. O evento deste ano promete não só ações de limpeza, mas também um programa de educação ambiental para a população. O objetivo é reunir dirigentes de diversas instituições voltadas à proteção marítima, para elaborar ações conjuntas de maior abrangência e efetividade, em setembro e outubro.
O evento deste ano promove um ciclo de palestras para estudantes de escolas públicas, profissionais portuários e comunidade local, para temas como economia do mar, restauração de corais e práticas sustentáveis. Além de ações de limpeza em praias de Salvador (Farol da Barra, Paripe, Boa Viagem e Preguiça) e no interior, na Enseada do Paraguaçu (Maragojipe), Malhado (Ilhéus) e Capadócia (Simões Filho).
Leia também:
>>>Business Bahia celebra seis anos com palestra do secretário da SSP
>>>Coordenador do Gaeco detalha operação que investiga Binho Galinha
>>>Volta do horário de verão é possibilidade real, diz ministro
Larissa Nabuco Nogueira, oceanógrafa e Diretora do Museu do Mar Aleixo Belov, explica o papel do museu na educação ambiental: “ Nossas atividades visam abordar os principais desafios enfrentados pela baía, como a poluição e a degradação dos ecossistemas marinhos, e inspirar práticas sustentáveis entre os participantes”.
Nogueira acredita que esse conteúdo não apenas in
formará, mas também criará um senso de pertencimento e urgência na proteção da baía. Entre as principais causas da degradação ambiental marítima ela cita a poluição causada por resíduos sólidos e químicos, a degradação dos ecossistemas marinhos e a pressão do crescimento urbano e industrial. Esses fatores comprometem a qualidade da água e a saúde dos habitats marinhos, impactando na biodiversidade local.
Edição 2024
A edição deste ano marca um avanço inédito em relação às edições anteriores com a integração de diversos grupos. Patrícia Iglesias, CEO da Global Oceans, destaca a importância da colaboração entre diversas instituições: “Os impactos até então foram isolados, mas agora, com a união de esforços de dez empresas, esperamos não só reduzir a poluição, mas também promover uma conscientização mais ampla sobre conservação e preservação”.
O gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da CODEBA, Ricardo Bertelli, enfatiza a importância das ações integradas para a preservação da baía: “A CODEBA está comprometida com a preservação através de monitoramentos e estudos que garantem a manutenção das Licenças Ambientais dos portos. O World Clean Up Day fortalece nossas iniciativas, mobilizando a comunidade e promovendo a conscientização”.
*Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes