Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MOBILIDADE

BRT de Salvador recebe dois ônibus articulados com capacidade ampliada

A previsão é que mais ônibus sejam inseridos na frota do BRT já no próximo mês de janeiro.

Por Redação

30/12/2024 - 13:24 h
Imagem ilustrativa da imagem BRT de Salvador recebe dois ônibus articulados com capacidade ampliada
-

O sistema BRT de Salvador começou a operar, nesta segunda-feira, 30, com dois novos ônibus articulados de 18 metros de comprimento, cada um com capacidade para transportar quase 150 passageiros. Esses são os primeiros veículos desse porte a integrarem a frota do modal, que terá novas adições previstas para janeiro do próximo ano.

Os novos ônibus foram apresentados em um evento realizado na Estação Vale das Pedrinhas, com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller. Os veículos já estão em operação na linha B5, que conecta a Estação Rodoviária à Lapa e está em fase de operação assistida.

“São ônibus de 18 metros, com capacidade para quase 150 passageiros. Já entram em operação hoje. Então hoje já vão entrar em operação na linha Lapa-Rodoviária. Vamos receber no mês de janeiro mais 49 ônibus de 15 metros e mais 55 ônibus convencionais. Com isso, no início de janeiro, nós vamos chegar a um percentual da frota com 42% de ônibus novos e com ar condicionado”, afirmou o prefeito.

Ele revelou que a Prefeitura está em processo de aquisição, por meio de dois financiamentos já aprovados pela Câmara Municipal, mais 300 ônibus convencionais com ar condicionado e tecnologia sustentável Euro 6, que reduz a emissão de gases poluentes, e 90 veículos elétricos. Inclusive, a frota municipal terá ônibus articulados elétricos.

Leia também;

>> Ex-ministros da Justiça defendem decreto de Lula sobre força policial

>> Virada Salvador tem redução de 84,6% no número de casos de segurança

>> Vídeo: veículo pega fogo próximo a Arena O Canto da Cidade

“Com isso, nós vamos passar de 60% da frota com ar-condicionado já no ano que vem. Quando a gente soma o compromisso que há das operadoras, em TAC firmado com o Ministério Público para a renovação da frota, nós vamos honrar o nosso compromisso de chegar a 100% da frota de Salvador com ar-condicionado e dar um passo importante para trazer melhorias para o transporte público da cidade”, completou o prefeito.

O secretário Fabrizzio Muller ressaltou que o BRT tem apresentado um número crescente de passageiros e explicou que, inicialmente, os ônibus articulados vão operar na linha B5. “Há uma grande expectativa nossa, pelo plano que já foi feito, de ser uma das linhas mais fortes do sistema. Outros articulados estão previstos para chegar com esse recurso do Banco Mundial, então serão articulados elétricos, reforçando ainda mais a frota”, disse.

Hoje, a linha completa o trajeto Lapa-Rodoviária, parando em todas as estações, em cerca de 25 minutos. Contudo, a expectativa é que esse tempo seja reduzido com a linha expressa e com a semiexpressa (que faz paradas em alguns dos terminais), a depender da demanda de passageiros.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

BRT ônibus operação público Salvador transporte

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: saída de show provoca confusão na Paralela e superlotação no metrô

Play

Vídeo: Mulher é racista com funcionária em petshop: "Petista e preta"

Play

Homem é baleado ao tentar roubar passageiros de ônibus com arma falsa

Play

Ano novo e acidente: colisão deixa carros destruídos em Salvador; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA