Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LOCAL

Beije e voe! Aeroporto de Salvador vai multar passageiros por motivo peculiar

Sistema Kiss & Fly prevê cobrança para veículos que ultrapassarem tempo de parada

Isabela Cardoso

Por Isabela Cardoso

08/09/2025 - 5:00 h | Atualizada em 08/09/2025 - 19:49
Aeroporto de Salvador
Aeroporto de Salvador -

O Aeroporto de Salvador está prestes a adotar uma nova regra para organizar o fluxo de veículos na área de embarque e desembarque. A partir de janeiro de 2026, carros particulares terão tempo máximo de 10 minutos gratuitos para permanecer no meio-fio do terminal.

A medida segue o modelo internacional conhecido como Kiss & Fly (“beije e voe”, em tradução livre) e já está presente em aeroportos como Fortaleza (CE) e Campinas (SP). O objetivo é evitar que veículos parados prejudiquem a circulação, que pode chegar a 1.100 carros por hora nos horários de pico.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O tempo de permanência foi elaborado com base em estudos e simulações do aeroporto em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). No entanto, os valores e modelos de cobrança ainda não foram definidos.

Tarifas ainda indefinidas

Enquanto em Fortaleza o valor já está estabelecido — R$ 20 a cada 10 minutos extras — em Salvador o sistema de cobrança ainda está em estudo. A ideia é incentivar os motoristas que precisarem de mais tempo a utilizarem o estacionamento do aeroporto

A iniciativa está sendo feita em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e busca reduzir congestionamentos no entorno do terminal.

Mais comodidade para os passageiros

A requalificação do meio-fio deve ser concluída até dezembro de 2025. A expectativa é que as mudanças tornem a experiência do passageiro mais prática e organizada, facilitando o acesso ao terminal.

Segundo o CEO da VINCI Airports no Brasil, empresa responsavél pelo Aeroporto de Salvador, "As intervenções no meio-fio são parte de um esforço maior para modernizar o terminal, alinhado às melhores práticas internacionais. Queremos garantir um aeroporto mais organizado, seguro e funcional para todos os públicos”, afirma Julio Ribas.

Outros aeroportos do país, como o de Campinas, também vêm adotando medidas semelhantes, em um movimento nacional que busca modernizar e otimizar o fluxo aéreo.

Com o Kiss & Fly, Salvador se alinha a esse processo, equilibrando conveniência para os viajantes e eficiência no trânsito.

“Nosso compromisso é com a excelência na operação aeroportuária e na experiência dos nossos usuários. As intervenções no meio-fio são parte de um esforço maior para modernizar o terminal, alinhado às melhores práticas internacionais. Queremos garantir um aeroporto mais organizado, seguro e funcional para todos os públicos”

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Aeroporto de Salvador Mobilidade Urbana Semob

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Aeroporto de Salvador
Play

Batida com três carros deixa uma pessoa ferida na Av. Tancredo Neves

Aeroporto de Salvador
Play

Comércio informal é destaque em ato bolsonarista no Farol da Barra

Aeroporto de Salvador
Play

Polícia realiza nova ocupação no Engenho Velho da Federação contra facções

Aeroporto de Salvador
Play

Ônibus bate em prédio e deixa 12 feridos em Salvador; veja vídeo

x