SAGRADO
Com início de manhã tímido, fieis celebram Festa de Reis na Lapinha
Festa começou na sexta-feira, 3, e termina hoje, 6
Por Azure Araújo e Carla Melo
Na tradicional Festa de Reis, católicos finalizam nesta segunda-feira, 6, as festividades da tradição católica que lembra o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, guiados por uma estrela.
A festividade, que acontece na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Largo da Lapinha, iniciou desde sexta-feira, 3, tem o tema "Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador" e contou com uma programação especial, com missas com bênção das casas e das barracas da festa, corais, desfiles e entre outras atividades.
Leia também
>> Dia de Reis: padre da Lapinha dá detalhes sobre comemoração santa
>> Festa de Reis em Salvador: confira programação desta segunda-feira
>> Festa de Reis altera trânsito entre Liberdade e Lapinha
Desde 1984, dona Wanda Rocha dos Santos reitera a alegria de participar da festividade que acompanhava desde pequena. Hoje com 65 anos, ela é coordenadora da Aula das Ciganas que prepara as roupas para os dias 5 e 6 da Festa de Reis.
“Eu fazia parte sempre da Lapinha, das festividades daqui. Quando eu vi a Terna Anunciação, eu fiquei empolgada para participar também porque tem uma festa bonita, uma festa popular, uma festa religiosa também, que homenageia os três Reis Magos. Isso me fez entrar no Terno de Reis. É muito bom, é gratificante”, disse ela.
André Nascimento, 25, é pedagogo e afirma que a Festa de Reis, em especial na Lapinha, é uma reafirmação muito forte na cidade porque é a oportunidade de unir a religiosidade com a festa popular.
“Celebrar Reis na Lapinha dá essa importância dessa união entre o religioso e o popular, porque o povo troca, então a gente vê várias pessoas que saem de fora da igreja, se adentram a nossa igreja para participar na celebração, cantam, dançam e transmitem o melhor que tem dentro de nós. Não posso deixar de falar do Padre Pinto, como um grande revitalizador dessa festa, que hoje completa 50 anos”, disse ele.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes