SALVADOR
Dia de Reis: padre da Lapinha dá detalhes sobre comemoração santa
Evento começou na última sexta, 3, e segue até esta segunda
Por Azure Araújo e Flávia Requião
O padre celebrante da primeira missa do dia no Largo da Lapinha em comemoração a Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, nesta segunda-feira, 6, Romildo Pires, conversou com o Portal A TARDE e deu detalhes relevantes sobre a história da data.
Leia mais
>> Festa de Reis: Confira a programação da festa tradicional em Salvador
“A festa chama-se Epifania, que quer dizer manifestação do Deus visível na pessoa de Jesus. Uma vez que Deus era invisível, Ele se fez visível na pessoa de Jesus Cristo e hoje celebra-se essa festa”, declarou.
O evento, que começou na última sexta, 3, e segue até esta segunda, tem como tema: "Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador". “Ontem foi mais religioso, dentro de um parâmetro religioso, e hoje é mais popular”, explicou o padre.
“A festa é tradicionalmente conhecida em todo o mundo, porque foram os Reis [Magos] que viram e anunciaram que o messias tinha chegado”, reafirmou.
O Dia de Reis tem origem na tradição católica que lembra o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, guiados por uma estrela.
Os Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Os presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.
A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os magos, foi ensinar que Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo.
Programação desta segunda
Alvorada: 6h
Oração do Terço: 7h30
Missas: 8h (esta pelo aniversário do Terno Anunciação) e 11h
Momento de oração com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão: 15h
Apresentação do Coral da Polícia Militar (PM): 18h
Missa Solene: 19h
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes