SALVADOR
“De Olho nos Olhinhos” chega a Salvador para conscientizar sobre câncer ocular
Retinoblastoma é um câncer ocular que afeta crianças de 0 a 5 anos
Por Vitória Sacramento
A campanha “De Olho nos Olhinhos”, idealizada por Tiago Leifert e Daiana Garbin, chega a Salvador no dia 21 deste mês, das 10h às 22h, no Shopping da Bahia. A ação contará com médicos voluntários que levarão mais informações sobre a doença. O objetivo é conscientizar sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um câncer ocular que afeta crianças de 0 a 5 anos, e reforçar a importância do diagnóstico precoce.
Além de informar, a iniciativa também auxilia famílias de todo o Brasil a encontrar médicos, realizar exames e direcionar os casos confirmados aos centros de referência. Tiago Leifert destaca a importância do diagnóstico rápido: "Queremos que as famílias cheguem ao diagnóstico antes do que nós conseguimos. Por isso, é fundamental que a informação chegue ao máximo de pessoas". Daiana Garbin também faz um alerta sobre a necessidade de atenção aos sinais: "Ficar atento ao reflexo branco nos olhos, conhecido como 'olho de gato', e ao estrabismo pode ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças."
Os sintomas mais comuns do retinoblastoma incluem leucocoria (o reflexo branco) e estrabismo. Caso esses sinais sejam percebidos, é essencial levar a criança ao oftalmologista para realizar exames como o Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como teste do olhinho. O SUS oferece tratamento integral e gratuito para casos de retinoblastoma. Caso suspeite de retinoblastoma, entre em contato pelo e-mail para obter ajuda [email protected].
No Hospital do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), referência no tratamento da doença, 12 a 15% dos novos casos de retinoblastoma são diagnosticados em estágio avançado. Doutora Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC, reforça a importância da campanha. "Ao lembrar os pais de observarem os olhos de seus filhos e levá-los ao oftalmologista, estamos ajudando a reduzir a cegueira no país. Nossa meta é alcançar taxas de cura de 90%, como em países desenvolvidos."
A Dra. Wilma Lelis Barboza, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), destaca a necessidade de exames oftalmológicos precoces e lembra que, desde 2015, o teste do olhinho é obrigatório em recém-nascidos no Brasil. Ela reforça que a repetição desse teste nos primeiros meses de vida é crucial para o diagnóstico precoce e a redução da mortalidade infantil.
Este ano, a campanha ganha ainda mais força com a presença em todos os estados brasileiros e o apoio de grandes parceiros, como RD Saúde, Genesis Genomics, Johnson & Johnson e ALLOS.
A RD Saúde, responsável pelas redes de farmácias Drogasil e Raia, também participará da campanha, com totens em mais de 3.100 farmácias oferecendo QR codes que direcionam para a cartilha informativa da campanha, além da exibição de vídeos em 1.333 telas. Já a Genesis Genomics contribuirá com exames genéticos gratuitos para identificação de predisposição ao retinoblastoma.
Nos próximos dias, Daiana Garbin publicará vídeos com entrevistas de médicos em suas redes sociais, como parte da divulgação online da campanha. O casal também lançará uma cartilha digital, além de disponibilizar um filtro interativo no Instagram para que os usuários possam compartilhar a iniciativa.
A campanha "De Olho nos Olhinhos" conta com o apoio de importantes entidades médicas, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), entre outras organizações, além do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) e do St. Jude Children's Research Hospital.
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