Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Elevador Lacerda será entregue reformado em dezembro; veja mudanças

Obras já estão 80% concluídas

Por Da Redação

24/10/2024 - 7:36 h
Antes da suspensão dos serviços para as recentes obras, o ascensor transportava, em média, 6,5 mil pessoas por dia
Antes da suspensão dos serviços para as recentes obras, o ascensor transportava, em média, 6,5 mil pessoas por dia -

As obras de requalificação do Elevador Lacerda já estão 80% concluídas e o equipamento tem previsão de entrega para dezembro deste ano. A restauração está sendo conduzida pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

De acordo com a Semob, já foram substituídas as cabines 1 e 2 do elevador por novas, com nova iluminação, ar-condicionado e motor de resgate, equipamento necessário para o caso de problemas no motor principal. O próximo passo é a troca das cabines 3 e 4 para maior comodidade dos usuários do ascensor.

A Sucop está conduzindo todas as demais intervenções estruturais e já realizou a remoção dos revestimentos antigos, o assentamento de novos revestimentos nas paredes, a instalação de novas esquadrias, a renovação das instalações elétricas e hidráulicas e a finalização de alguns detalhes, como peitoris, rodapés, bancadas em mármore, pintura interna e externa e a restauração da fachada.

Leia Mais:
>>
Obras na Rua Araújo Bulcão no Uruguai vão durar 120 dias
>> Policiais que denunciaram delegado por assédio são transferidas

Uma das novidades previstas no projeto será a liberação das varandas situadas nos espaços laterais do acesso da Cidade Alta, na Praça Municipal. Para isso, a sorveteria A Cubana, instalada no Elevador Lacerda desde o final da década de 1930 e que ainda hoje é uma referência ligada ao monumento, será realocada para o hall de acesso onde atualmente funciona o Centro de Atendimento ao Turista. Isso permitirá resgatar o caráter original de varanda aberta dos espaços laterais, ao mesmo tempo em que vai melhorar o fluxo de movimento dos usuários do elevador.

Serão implementadas bilheterias nos acessos da Praça Municipal e do Comércio, onde os passageiros poderão fazer o pagamento da tarifa para embarcar no elevador, extinguindo a cobrança na catraca. A ideia é evitar a formação de filas longas para acessar os elevadores, sobretudo nos horários de pico e em períodos de alta demanda.

Além disso, a Maquete de Salvador, que apresenta com riqueza de detalhes a cidade reduzida, vai ficar ao lado do elevador em uma área de aproximadamente 100 metros quadrados para que a população e os turistas possam verificar cada ponto da cidade, a topografia, os bairros, as estações de transbordo, a Arena Fonte Nova, as vias e os pontos turísticos, entre outros elementos simbólicos da capital.

Intervenções – O projeto de restauração e requalificação do Elevador Lacerda envolve a atualização técnica da infraestrutura (ar-condicionado, elétrica, sistema de segurança e contra incêndio, entre outros), associada a um tratamento estético que reduza ao máximo o impacto visual e do espaço interno do ascensor.

O nome “Lacerda”, existente desde 1930 no topo da fachada do edifício voltado para a Praça Municipal, será restaurado e adequadamente iluminado. Na Cidade Baixa, por sua vez, serão criados novos gradis metálicos sobre as três portas de acesso, com as palavras “Entrada”, “Lacerda” e “Saída”.

História – Um dos meios de transportes mais importantes entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 8 de dezembro de 1873. Inicialmente, se chamava Elevador Hidráulico da Conceição da Praia, em homenagem à padroeira da Bahia.

Antes da suspensão dos serviços para as recentes obras, o ascensor transportava, em média, 6,5 mil pessoas por dia, com funcionamento de segunda a domingo. O funcionamento ocorre das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado, e das 7h às 19h aos domingos e feriados.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Cidade Baixa elevador lacerda requalificação Salvador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Antes da suspensão dos serviços para as recentes obras, o ascensor transportava, em média, 6,5 mil pessoas por dia
Play

Motorista capota carro ao lado do metrô de Salvador; assista vídeo

Antes da suspensão dos serviços para as recentes obras, o ascensor transportava, em média, 6,5 mil pessoas por dia
Play

Carros capotam e deixam três feridos no Centro de Salvador; veja vídeo

Antes da suspensão dos serviços para as recentes obras, o ascensor transportava, em média, 6,5 mil pessoas por dia
Play

Passageiros se jogam no chão de ônibus para fugir de tiros em Salvador

Antes da suspensão dos serviços para as recentes obras, o ascensor transportava, em média, 6,5 mil pessoas por dia
Play

Idoso tenta pular janela de casa e morre após queda do 1º andar em Salvador

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA