Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Festa do Rosário dos Pretos celebra um ano como Patrimônio Cultural da Bahia

Ponto alto da festa ocorre no domingo, 26

Redação

Por Redação

25/10/2025 - 13:16 h
Programação especial tem início neste domingo, 26
Programação especial tem início neste domingo, 26 -

Uma das mais antigas e emblemáticas manifestações religiosas e culturais de Salvador, a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos celebra, esta semana, um ano de reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O ponto alto da festa ocorre neste domingo, 26, com a celebração de missa festiva às 10h, seguida de procissão pelo Centro Histórico de Salvador.

O registro como patrimônio imaterial foi concedido após um amplo processo técnico e de pesquisa conduzido pela Gerência de Patrimônio Imaterial (GEIMA) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O dossiê de registro, elaborado pelo GEIMA, reúne levantamentos históricos, análises socioantropológicas, registros fotográficos e depoimentos dos próprios detentores do bem cultural. O processo teve início em 2018, a partir de uma solicitação formal da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, e foi concluído em 2023, com aprovação do Conselho Estadual de Cultura em 20 de outubro de 2024.

Patrimonialização e salvaguarda

O registro da Festa no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações simboliza o compromisso do Estado com a proteção e valorização do patrimônio imaterial da Bahia. A patrimonialização fortalece as ações de salvaguarda, assegurando a preservação da memória, a continuidade das práticas culturais e a valorização da identidade afro-baiana, para que as novas gerações conheçam e participem dessa manifestação.

Além de garantir visibilidade e apoio institucional, o reconhecimento reafirma o papel histórico das irmandades negras como protagonistas da cultura baiana. A Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, em especial, representa um marco de autonomia e solidariedade: formada por pessoas negras, livres, libertas e escravizadas, que se uniram para construir seu próprio espaço de fé e devoção.

“Registrar a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é mais do que reconhecer uma tradição: é fortalecer a memória e a identidade de um povo que construiu sua cultura com coragem, fé e resistência. A patrimonialização garante que essas histórias e práticas continuem vivas, valorizando as irmandades negras como protagonistas de um legado que é de toda a Bahia”, destaca Marcelo Lemos, diretor-geral do IPAC.

Fé, ancestralidade e resistência

Realizada anualmente em outubro, a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos soma cerca de 340 anos de tradição. A celebração acontece na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, templo erguido no início do século XVIII pelo esforço de homens e mulheres negras, muitos ainda escravizados. Desde então, o local se tornou símbolo da resistência negra e da devoção mariana, onde a fé católica se entrelaça à ancestralidade africana em um dos maiores exemplos de sincretismo religioso do país.

Leia Também:

Durante os festejos, o Pelourinho se transforma: missas, cortejos, cânticos e percussão tomam as ruas, misturando espiritualidade, arte e tradição. O evento atrai fiéis, moradores e visitantes, todos imersos em ritos, apresentações culturais e homenagens aos antepassados. É um momento de renovação da fé e reafirmação da história de um povo que transformou dor em devoção e resistência em cultura.

O reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial reforça a importância da Festa do Rosário dos Pretos como uma das expressões mais autênticas da identidade afro-baiana. Mais do que preservar um ritual religioso, o registro assegura a continuidade de uma tradição que simboliza fé, memória e pertencimento, reafirmando o papel das irmandades negras na formação cultural da Bahia.

Programação

Neste ano, as homenagens a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos têm como tema “Com o Rosário na mão e os pés no chão da vida: 340 anos de fé, justiça e compromisso com o Reino de Deus”. A programação começou, oficialmente, em 7 de outubro, com as novenas celebradas sempre ás 18h, e se estende até segunda-feira (27).

DOMINGO (26/10)

05h – Alvorada Festiva

06h – Repique dos Sinos

07h – Missa Compromissal com procissão dos novos irmãos

10h – Missa Festiva seguida de procissão solene pelas ruas do Centro Histórico

SEGUNDA (27/10)

8h – Oração pela Almas

9h – Missa em memória dos Antepassados

12h – Bacalhoada e samba

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Centro Histórico igreja Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Programação especial tem início neste domingo, 26
Play

Moradores da Pituba denunciam furtos em antigo prédio dos Correios

Programação especial tem início neste domingo, 26
Play

Emboscada: Jovem morto com mais de 70 tiros foi levado de festa paredão

Programação especial tem início neste domingo, 26
Play

Homem é executado a tiros em Santa Cruz; vídeo

Programação especial tem início neste domingo, 26
Play

Grande protesto bloqueia Av. Gal Costa e gera caos no trânsito de Salvador

x