SALVADOR
Hub Salvador apresenta nova incubadora para impulsionar startups
Lançamento reuniu autoridades e representantes do setor

O Hub Salvador, ambiente voltado à criatividade, tecnologia e empreendedorismo, apresentou nesta sexta-feira, 30, a Desavexe, nova incubadora de startups da capital baiana. O lançamento ocorreu durante evento realizado em Salvador, com a presença de atores do ecossistema de inovação e autoridades.
Criada para impulsionar ideias, conectar talentos e transformar projetos em soluções reais, a incubadora é a primeira de Salvador a ser credenciada junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Outro diferencial é a possibilidade de incubação em três espaços distintos, sendo dois na capital, o Hub Salvador e o Tecnoxente, e um na sede do Cepedi, em Ilhéus.
O espaço é gerido pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Cepedi) e é vinculado à Prefeitura de Salvador, com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade.
O idealizador e coordenador executivo da Desavex, Antônio Rocha, detalhou os próximos passos para a abertura da chamada às startups interessadas no processo de incubação.
“Com esse lançamento, cumprimos uma etapa importante. Agora, seguimos com o planejamento de estruturação da Desavexe para, em seguida, abrir a chamada para submissão de projetos. A expectativa é que isso ocorra ainda no primeiro semestre. Neste momento, os interessados já podem obter mais informações no site www.desavexe.org.br”.
Leia Também:
As vantagens de ser uma incubadora credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) são destacadas por Hamilton Mendes, diretor de Incentivo às Tecnologias Digitais do órgão.
“O credenciamento qualifica a incubadora para desenvolver projetos apoiados pela indústria de TIC no país, que usufrui de benefícios em pesquisa e desenvolvimento previstos na legislação do setor industrial, no âmbito da Lei de TIC, por muito tempo conhecida como Lei de Informática. Em resumo, esse reconhecimento coloca a incubadora no radar de empresas de todo o país que se beneficiam desses incentivos”.
O presidente do Conselho de Administração do Cepedi e reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, ressalta a importância da criação de mais uma incubadora na capital para o ecossistema baiano.
“A Desavexe tem uma metodologia própria, com uma trilha que parte de uma ideia em sua gênese e a conduz até o ponto de consolidação, transformando em empreendimento. Há, nessa incubadora, um somatório de fatores, instituições e pessoas que só contribuem para o fortalecimento do ecossistema na Bahia”.
Presente no evento, o diretor de Inovação da Prefeitura de Salvador, Luis Gaban, acredita que o lançamento da incubadora fortalece ainda mais o posicionamento da capital baiana como polo do setor.
“Não há dúvida de que Salvador é referência em inovação. O Hub, um dos maiores do país, cumpre um papel fundamental ao impulsionar o desenvolvimento da Bahia. As certificações já atraídas pelo prefeito Bruno Reis para a cidade são resultado direto desse trabalho e dos investimentos contínuos nas áreas de inovação e tecnologia”.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




