MÃES DA SÉ
ONG lança camisetas com pessoas desaparecidas
Proposta também é para aumentar a visibilidade dos casos
Por Gabriel Vintina*
A ONG Mães da Sé, reconhecida pela atuação em prol das famílias de desaparecidos no Brasil há 27 anos, lançou a campanha intitulada T-Search, o #OutfitDaVisibilidade. A iniciativa, que visa angariar recursos para a organização, consiste na venda de camisetas ao preço de R$ 170, estampadas com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.
A proposta também é para aumentar a visibilidade dos casos. O nome faz um trocadilho com as palavras t-shirt (“camiseta”, em inglês) e search (busca).
“No Brasil, temos um dos maiores índices de audiência para TV aberta e redes sociais. Celebridades têm grande visibilidade, mas muitas causas ficam na invisibilidade. A campanha foi pensada para reverter essa situação”, destacou Vitor Elman, co-presidente da Cappuccino, uma das agências envolvidas na ação .
Inspirada em tendências culturais, como as camisetas bootleg, que normalmente trazem ídolos populares, a “T-Search” inova ao substituir esses rostos conhecidos pelos de crianças desaparecidas. “O objetivo é criar uma rede de visibilidade permanente para essa causa”, completou Vitor. A iniciativa também inclui a participação de celebridades e influenciadores, amplificando ainda mais o alcance da mensagem.
Lilia Lima, mãe de Davi Lima, desaparecido em 2021, é uma das pessoas afetadas pela campanha. “Meu filho desapareceu em Itiúba, na Bahia, em um trajeto de apenas 300 metros. Desde então, vivo um pesadelo diário, sem respostas das autoridades. Minha expectativa é que essa campanha ajude a encontrar meu filho. Não vou descansar enquanto não tiver respostas”, disse. Davi, que tinha 11 anos na época, está entre os rostos estampados nas camisetas.
De acordo com o Anuário de Segurança Pública 2024, a situação de desaparecidos na Bahia é alarmante. Em 2023, foram registrados 4.529 casos, um aumento de 19,2% em relação ao ano anterior. A campanha iniciou com cerca de mil camisetas produzidas.
Em apenas dois dias, as vendas já haviam alcançado quase R$ 5 mil. A compra das camisetas é simples e pode ser feita pelo site (https://www.tsearch.com. br/). As formas de pagamento são: cartão, Pix e boleto. A campanha marca um esforço conjunto das agências Cappuccino e Weber Shandwick.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes