ILEGALIDADE
Operação fecha abrigo clandestino que mantinha idosos em Salvador
MPBA, em ação conjunta com Polícia e órgãos municipais, remaneja 16 idosos em situação de abandono e maus tratos
Por Azure Araujo
O Ministério Público da Bahia (MPBA), realizou na manhã desta terça-feira, 24, uma ação para o fechamento do 'Lar de Idosas Filhas de Dulce', no bairro da Liberdade, abrigo que funcionava como uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de forma clandestina em imóvel público ocupado irregularmente.
O prédio foi apropriado ilegalmente por uma gestora, há cerca de um ano, a Embasa, órgão proprietário do imóvel, solicitou a reintegração de posse ao MPBA e relatou a presença de 16 idosos em situação de abandono e maus tratos no local.
Leia mais:
>> PF apura suposta fraude milionária na prefeitura de São José do Jacuípe
>> Poste pega fogo e asssusta moradores no Parque São Cristóvão, em Salvador
>> Saiba quando Deolane e a mãe vão sair da prisão
A ação conjunta entre o MPBA, Polícia e órgãos municipais, como agentes da vigilância sanitária, estavam no local para ver e prestar serviços de saúde às idosas. "Constatamos que o local é degradante, as idosas não estão em bom estado", explicou Ana Rita Nascimento, promotora de Justiça presente no local.
O MPBA tomou conhecimento do caso por meio da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos.
Ainda de acordo com Ana Rita, após uma semana de audiência no Ministério Público, em que a gestora foi comunicada sobre o fechamento imediato, a desapropriação do local e a retirada das idosas. Mas a suspeita não efetuou a requisição. Familiares referenciados das idosas foram contatados pelo MPBA para buscarem as abrigadas.
As idosas sem referência familiar serão remanejadas para Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em devido funcionamento.
A gestora não estava presente no local em ação do MPBA e deve responder administrativa e criminalmente pelo Estatuto do Idoso.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes