Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

OBRAS DO VLT

VLT de Salvador avança com restauração de ponte na Av. Suburbana

Trecho no Subúrbio de Salvador liga os bairros do Lobato e Plataforma

Por Redação

14/08/2025 - 10:32 h | Atualizada em 14/08/2025 - 11:11
Ponte São João
Ponte São João -

A Ponte São João que liga os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio de Salvador, está passando por um processo de elevação e restauração da sua estrutura, para o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A ponte já passou por reformas ao longo das décadas. Agora, para a passagem do VLT, o projeto prevê a correção de desgastes e o reforço da fundação, já que, com a proximidade do mar, os pontos de oxidação avançaram substancialmente.

Leia Também:

A intervenção, conhecida como "macaqueamento", está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador e, consiste em elevar, temporariamente, a ponte para reforços estruturais, garantindo segurança e durabilidade para o novo sistema de transporte.

O processo é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

"A parte de concreto já foi recuperada e agora estamos dando start à etapa da recuperação da ponte metálica, com a substituição dos aparelhos de apoio, dispositivos nos quais a ponte se apoia na estrutura de concreto", explicou o engenheiro de produção, Danilo Carvalho.

Processo de elevação

Com 468 metros de extensão e 9,52 metros de largura, a ponte possui uma superestrutura metálica formada por 15 treliças do tipo Warren, cada uma pesando cerca de 110 toneladas.

Ponte São João
Ponte São João | Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Para o serviço de elevação estão sendo utilizados quatro macacos hidráulicos de 60 toneladas, bombas hidráulicas, calços metálicos e instrumentos de medição para monitorar milimetricamente os deslocamentos.

A elevação é feita de forma gradual, em ciclos de 1 a 2 milímetros, até atingir cerca de 10 a 15 centímetros, possibilitando a troca dos apoios metálicos e a realização de ajustes estruturais.

A expectativa é que essa fase de elevação e reforço da Ponte São João seja concluída em meados de 2026, permitindo a continuidade do cronograma do VLT, que promete modernizar a mobilidade e integrar o Subúrbio Ferroviário ao restante da cidade.

Avanço do VLT

As obras do VLT estão divididas em três trechos. No primeiro, que liga a Ilha de São João à Calçada, já foi concluída a concretagem dos trilhos, além de serviços de terraplanagem, drenagem e testes elétricos.

O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, concentra trabalhos na duplicação da Estrada do Derba e na fundação do viaduto de Águas Claras. Já o Trecho 3, de Águas Claras até Piatã, vai integrar o sistema ao metrô no Bairro da Paz.

O projeto do VLT prevê, ainda, obras complementares, como a duplicação de 7,5 quilômetros da BA-528, a implantação de uma via alimentadora no Parque São Bartolomeu e a requalificação do prédio histórico da antiga Fábrica São Braz, que será transformado em centro de atividades culturais e comerciais.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

obras do VLT Ponte São João subúrbio de salvador VLT

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ponte São João
Play

Vídeo: trabalhador fica ferido após teto de home center desabar em Salvador

Ponte São João
Play

Brutal: cantor de pagode é espancado até a morte em Camaçari

Ponte São João
Play

Vídeo flagra execução brutal de homem com mãos amarradas em Salvador

Ponte São João
Play

Receita deflagra operação contra venda de produtos falsos em Salvador

x