Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CURIOSIDADES

Salvador e o Conclave: conheça locais que contam a história da igreja

Homenagens a papas e cardeais se espalham pelos nomes de ruas

Por Gustavo Castellucci

08/05/2025 - 16:13 h
Avenida Paulo VI, na Pituba
Avenida Paulo VI, na Pituba -

Transitar pela Avenida Paulo VI é quase uma atividade cotidiana para os moradores da Pituba, mas a rotina acaba fazendo com que a gente se habitue ao nome da via sem questionar sua origem. E já que os olhos do mundo estão voltados para o Vaticano nesta semana de Conclave, vale a pena relembrar e entender a relação de Salvador com a história da Igreja Católica – literalmente – nas placas de ruas e avenidas da capital baiana.

A Avenida Paulo VI, por exemplo, foi assim nomeada em tributo ao Papa que liderou a Igreja entre 1963 e 1978 e hoje é um dos principais corredores da cidade. Com uma extensão de quase três quilômetros repleta de centros comerciais, escolas e edifícios residenciais, além do tradicional Colégio Militar e a antiga sede dos Correios, que vai a leilão no próximo dia 12 de maio.

Mas é no bairro do Uruguai que essa ligação espiritual se intensifica. Ali, um curioso agrupamento urbano reúne nada menos que oito ruas dedicadas a papas de diferentes épocas e papados: Pio XI, Clemente X, Inocêncio XI, Leão XII, Gregório XVI, João Paulo I, Sixto V e Urbano VIII . Todas essas vias se encontram a poucos metros da modesta Praça João Paulo II, construída em homenagem à visita do pontífice polonês à cidade, em 1980, e vizinha à Paróquia Nossa Senhora dos Alagados, criada especialmente para recebê-lo na ocasião.

Leia Também:

Outro ponto da cidade que carrega a história da Igreja em seu nome é a Avenida Cardeal da Silva, que liga o Rio Vermelho à Federação. A via homenageia Dom Augusto Álvaro da Silva, que comandou a arquidiocese de Salvador por quase quatro décadas e participou dos Conclaves de 1958 e 1963 — que elegeram os papas João XXIII e Paulo VI .

Já na Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela, a referência é ao religioso alagoano que marcou a história recente da Arquidiocese de Salvador. Nomeado bispo aos 33 anos e depois arcebispo da capital baiana, dom Avelar foi figura central na conquista do título de Sé Primaz do Brasil para Salvador, em 1980 . Ele também esteve nos Conclaves de 1978, que elegeram João Paulo I e João Paulo II. O seu nome batiza ainda o bairro de Dom Avelar, na região do Porto Seco Pirajá.

Por fim, uma homenagem ainda em construção é dedicada ao Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano e jesuíta a liderar a Igreja Católica. Após sua morte, em 21 de abril no Vaticano, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) anunciou um projeto de lei para nomear uma rua em Salvador com o nome do Papa. Um gesto simbólico que se soma ao rico histórico de fé e cultura espalhado pela cidade.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CONCLAVE Igreja Católica Vaticano

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Avenida Paulo VI, na Pituba
Play

Mulheres são presas tentando entrar com drogas na Lemos Brito

Avenida Paulo VI, na Pituba
Play

Mandantes de sequestro de argentino morrem em ação policial em Salvador

Avenida Paulo VI, na Pituba
Play

Monitor tenta levar celular para conjunto penal em Salvador e acaba preso

Avenida Paulo VI, na Pituba
Play

Casa é atingida por incêndio em Piatã; veja vídeo

x