Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Adeus, chuva! Sol e calor devem predominar em Salvador no mês de novembro

Nas demais regiões do Brasil as condições vão variar e há locais com chuvas intensas

Bernardo Rego

Por Bernardo Rego

03/11/2025 - 9:22 h | Atualizada em 03/11/2025 - 10:43
Imagem ilustrativa da imagem Adeus, chuva! Sol e calor devem predominar em Salvador no mês de novembro
-

O primeiro dia útil de novembro acontece nesta segunda-feira, 3, e a partir dele vem a expectativa para previsão do tempo para Salvador e todo o Brasil. O primeiro final de semana o sol predominou na capital baiana e os soteropolitanos puderam curtir uma praia.

De acordo com o portal Climatempo, o sol vai prevalecer em Salvador durante a semana e alguns dias o céu vai ter tomado por muitas nuvens, mas não há previsão de chuvas. A temperaturas vão variar entre 23ºC e 32ºC.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Ainda segundo o Climatempo, segunda e terça o sol predomina durante o dia e à noite será de muitas nuvens. Já na quarta e quinta-feira vai haver alguns períodos de céu nublado durante o dia, mas não chove. À noite o céu terá muita nuvens.

A sexta-feira também terá sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. No período noturno o céu terá muitas nuvens.

Previsão para o Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que o mês de novembro vai ter bastante variação em relação às chuvas. Em grande parte das regiões Sul e Nordeste, bem como a parte sul das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, são previstas chuvas próximas e abaixo da média. Nas demais áreas, são previstos volumes acima da média.

Ainda segundo o INMET, na região Nordeste predomina a previsão de chuva próxima à média histórica em praticamente todos os estados, exceto no centro-leste da Bahia e sul dos estados do Maranhão e Piauí, onde são previstos volumes abaixo da média.

Já na região Norte são previstos volumes de chuva de até 50 mm acima da média histórica em grande parte do oeste e sudeste do Amazonas, noroeste e sudeste do Pará e norte de Rondônia. Por outro lado, são previstos volumes abaixo da média histórica em todo o Acre, sudoeste do Pará, norte do Amapá, centro-sul de Roraima, centro-leste de Tocantins e sul de Rondônia.

Em relação à Região Centro-Oeste, são previstos volumes de chuva abaixo da média em grande parte do Mato Grosso do Sul e nas porções nordeste e sul do Mato Grosso. De outro modo, prevê-se chuvas próximas e acima da média em grande parte de Goiás, Distrito Federal, além do centro-oeste do Mato Grosso.

Para a Região Sudeste são previstos volumes próximos e acima da média em Minas Gerais, centro-norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em contrapartida, prevê-se chuva abaixo da média em praticamente todo o estado de São Paulo.

Para a Região Sul, são previstos acumulados de chuva abaixo da média histórica em grande parte do Paraná, oeste de Santa Catarina e nas porções norte, noroeste, central e sudeste do Rio Grande do Sul. Prevê-se chuva acima da média em uma área isolada no extremo sul de Santa Catarina, enquanto o restante da Região Sul indica volumes próximos à média histórica de novembro.

Temperatura

A previsão indica que as temperaturas devem permanecer acima da média na maior parte do país. Para a Região Norte, são previstas temperaturas até 1,5 °C acima da média, especialmente no Pará, no oeste do Amazonas e na região central de Roraima, onde as médias podem ser superiores a 28 °C.

Na Região Nordeste, a previsão aponta para temperaturas acima da média em todos os estados, principalmente no sul do Piauí e no leste do Maranhão, onde os desvios podem alcançar até 1 °C acima da média. Nos demais estados, as médias devem ficar até 0,8 °C acima da média. As temperaturas médias na região podem ultrapassar 28 °C. Mesmo em áreas próximas ao litoral, os valores devem permanecer elevados, oscilando entre 23,0 °C e 28,0 °C.

Na Região Centro-Oeste, devem predominar temperaturas médias acima da média para novembro, com maiores desvios em todo o estado do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, onde as médias podem superar 26 °C.

Para a Região Sudeste, a previsão indica temperaturas dentro da média em grande parte de Minas Gerais e no leste de São Paulo, com médias variando entre 20 °C e 22 °C. Nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, os desvios tendem a ficar até 1,0 °C abaixo da média com temperaturas entre 22 °C e 25 °C. Já no oeste de São Paulo, as médias podem ficar até 0,8 °C acima da normal, superando 24 °C.

Na Região Sul as temperaturas devem ficar até 1,0 °C acima da média em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além da região central do Paraná, com médias variando entre 17 °C e 22 °C. Na faixa litorânea da região, as temperaturas devem permanecer próximas da média, com uma pequena área no nordeste de Santa Catarina apresentando desvios de até 0,6 °C abaixo da normal climatológica.

Ainda conforme o INMET, há um indicativo de elevação das temperaturas do ar e volumes de chuva abaixo da normalidade no sudoeste do Pará e no MATOPIBA (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Essa condição tende a reduzir os níveis de umidade do solo, o que pode limitar o avanço da semeadura das culturas de sequeiro. Já na região do SEALBA ( Sergipe, Alagoas e Bahia), a previsão de chuvas próximas à média devem contribuir para uma boa maturação e colheita do milho terceira safra, garantindo boas condições para a finalização do ciclo produtivo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Inmet previsão do tempo Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Urgente: corpo é encontrado boiando em praia de Salvador

Play

Torcedores do Bahia 'surfam' em ônibus e prefeitura promete resposta dura

Play

“Prédio QR Code” de Salvador chama atenção com fachada inspirada em tecidos africanos

Play

Vídeo: casal é flagrado em ato de amor intenso no Imbuí, em Salvador

x