Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SÃO JOÃO 2022
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
22/06/2023 às 16:54 - há XX semanas | Autor: Da Redação

DOAÇÃO SOLIDÁRIA

Hemoba funciona em horários especiais no São João

Campanha tem objetivo de combater a escassez de doadores, comum nesta época do ano

Doações de sangue na Bahia caem em junho, em função das festas juninas e férias escolares
Doações de sangue na Bahia caem em junho, em função das festas juninas e férias escolares -

Até amanhã, 23, as unidades da Hemoba na capital e no interior funcionarão normalmente para reforçar os estoques de sangue na rede estadual de saúde. Geralmente, no mês de junho há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores. As exceções são a unidade do Hospital Ana Nery, fechada durante toda a semana, e as unidades dos hospitais Irmã Dulce e do Subúrbio, que não atenderão na sexta-feira, dia 23.

Além do aumento de viagens por causa das férias escolares e as celebrações das festas juninas, o tempo mais frio aumenta a incidência de doenças respiratórias. Por outro lado, a demanda por transfusão de sangue aumenta em função do maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras provocadas pelos fogos de artifício, típicos dos festejos juninos.

Segundo dados da Sesab, nos últimos dez anos, o mês de junho já concentrou 68% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE), referência nos cuidados com ferimentos provocados por explosões e queimaduras. No ano passado, foram 110 atendimentos por explosão com bomba, sendo 57 no mês de junho (51%).

Funcionamento

Na véspera da festa junina, 23, a sede da Hemoba receberá os doadores das 7h30 às 16h30 e, a Unidade do Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 16h30. Já no dia 24/06, todas as unidades da Fundação estarão fechadas. O Hemóvel I estará na Estação Nova Lapa, das 8h às 17h, e em 23/06, das 8h às 16h30. O Hemóvel II atenderá no Shopping Ponto Alto nos dias 20 a 22, das 8h às 17h, e no dia 23, das 8h às 15h. O Hemóvel III atende a população de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, em 20 e 21/06.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro. Nas 24 horas seguintes à doação, o organismo repõe o volume de sangue doado.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Doações de sangue na Bahia caem em junho, em função das festas juninas e férias escolares
Play

arraial atarde

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA