Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SÃO JOÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
São João no Atarde

TRADIÇÃO

De graça! Veja onde curtir o verdadeiro samba junino em Salvador

Samba Junino é Patrimônio Cultural e festa garantida nos bairros da capital baiana

Por Bianca Carneiro

10/06/2025 - 16:16 h
Músicos da banda "Leva eu" durante show no final de linha do Garcia
Músicos da banda "Leva eu" durante show no final de linha do Garcia -

Manifestação cultural tipicamente soteropolitana e reconhecida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) como Patrimônio Cultural Imaterial da capital baiana, o samba junino é presença garantida nos festejos de São João. Entoados pelo ritmo do samba duro, os grupos mantêm a tradição em diferentes bairros da cidade, como Engenho Velho de Brotas, Federação, Garcia, Matatu, Pituaçu, Tororó e Canabrava.

"O Samba Junino é uma expressão cultural afro-brasileira autêntica de Salvador, surgida em torno dos terreiros de candomblé e das matrizes referenciais do samba de caboclo e do samba de roda. Os ensaios dos grupos de Samba Junino costumam começar no Sábado de Aleluia e as apresentações/arrastões se concentram no período junino (incluindo as festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro), seguindo até o mês de julho", explica o diretor de Patrimônio da FGM, Vagner Rocha.

E para quem quer sambar muito, opção é o que não falta. O Portal A TARDE listou as opções, e o que é melhor: são todas gratuitas!

Confira:

Festival de Samba Junino

Imagem ilustrativa da imagem De graça! Veja onde curtir o verdadeiro samba junino em Salvador
| Foto: Divulgação

Diversos grupos de samba junino vão realizar ensaios e arrastões nos seus bairros de origem e participar de pelo menos um dos festivais contemplados em um edital da Fundação Gregório de Mattos (FGM): o 47º Festival de Samba Duro Junino do Engenho Velho de Brotas, que será realizado no dia 24, às 18h; e o Festival Salvador, Samba Junino, que acontece no largo do Garcia em 29, a partir das 15h.

Em Canabrava, a festa é comandada pelo Grupo Cultural Bicho da Cana, que tem mais de 20 anos e está na quarta participação no edital. "Nossa proposta é fazer dois ensaios abertos na rua, resgatando como era o samba junino de antigamente. Também chamamos grupos de outros bairros para o pessoal conhecer, porque tem gente que pensa que só existe samba junino em Canabrava", ressalta a representante do grupo, Regiane Santiago.

Além dos ensaios, arrastões e festivais nos bairros, sete mestres e uma mestra do samba junino serão homenageados durante a programação do Arraiá da Prefs - que acontece até dia 18, na Rua Chile e na Praça Municipal. A entrega das placas aos mestres será feita no dia 15 de junho (domingo), na Praça Municipal, em reconhecimento à trajetória destes agentes culturais. A cerimônia, que acontece das 18h às 22h, também vai contar com a apresentação de alguns grupos contemplados no edital.

Leia Também:

Trezena de Santo Antônio com Samba Junino

Nos dias 11, 12 e 13 de junho, o Tríduo de Santo Antônio vai tomar o Centro Histórico. A programação acontece na sede da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), na Casa 12, no Largo do Pelourinho, sempre a partir das 19h.

Gratuito e aberto ao público, o tríduo deste ano tem como tema “Santo Antônio, o santo popular”, com destaque à devoção espontânea e afetuosa que o povo baiano dedica ao santo. Em cada uma das noites, o espaço será palco de rezas, cânticos e toques de percussão, com a participação especial do grupo Samba de Vó nos três dias.

Samba Junino da Viola de Doze

A Viola de Doze comanda o Samba Junino neste domingo, 15, a partir das 14h, no “Fest Licor 2025”. O evento será realizado no Espaço de Eventos da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo.

O grupo promete muito samba de roda, com sucessos consagrados do estilo e canções autorais, além de versões especiais de canções que o grupo gravou em homenagem a Luiz Gonzaga. “Viva o samba junino, essa incrível tradição da nossa cultura”, celebra Menininho, um dos vocalistas da banda.

Samba Junino na Federação

Imagem ilustrativa da imagem De graça! Veja onde curtir o verdadeiro samba junino em Salvador
| Foto: Divulgação

Fortalecendo a tradição junina nas periferias, o samba duro do grupo Samba da 13 promete agitar a Rua Souza Uzel, localizada na Federação. O grupo realizará no domingo, 15, o primeiro ensaio de samba junino do território, apresentando seu conceito musical, das 17h às 21h, com acesso gratuito para todas as idades e espaço reservado para pessoas com deficiência.

O ensaio estima atingir um público de aproximadamente 500 pessoas, residentes e frequentadores do bairro da Federação.

Samba Junino em Pituaçu

Também neste domingo, 15, o Samba Duro VS e o produtor cultural Vagner Shrek estão realizando o projeto O Samba Junino fincando raízes em Pituaçu com o objetivo de destacar a importância deste movimento cultural em diálogo com toda a sociedade.

O evento acontece na praça Mário Albiani, em Pituaçu, com um ensaio aberto, das 15h até às 18h. O ponto alto do projeto será no dia 24 de junho, também a partir de 15h, com um arrastão de Samba Junino saindo da Paróquia Nossa Senhora das Candeias até a praça Mário Albiani.

“Nos bairros populares de Salvador o Samba Junino representa uma forma de viver pautada na ancestralidade e na música. Crianças, jovens e adultos têm no Samba Junino o seu primeiro contato mais próximo à música, no sentido de aprender a tocar, cantar e compor”, afirma o produtor cultural Vagner Shrek.

Para a criançada sambar

Imagem ilustrativa da imagem De graça! Veja onde curtir o verdadeiro samba junino em Salvador
| Foto: Divulgação

A Escola Olodum realiza, no sábado, dia 14 de junho de 2025, a partir das 14h, o “Arraiádunzinho: O Samba Junino e Nossas Raízes” — uma celebração cultural e educativa voltada para o público infanto-juvenil. O evento será realizado no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, com entrada gratuita e classificação livre.

Veja mais opções de Samba Junino:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fundação Gregório de Mattos (@fgmoficial)

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Samba Junino São João

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Músicos da banda "Leva eu" durante show no final de linha do Garcia
Play

Com cachê alto, Padre Fábio de Melo lota cidade do interior baiano

Músicos da banda "Leva eu" durante show no final de linha do Garcia
Play

VÍDEO: Jovem perde dedo em 'guerra de espada' na Bahia

Músicos da banda "Leva eu" durante show no final de linha do Garcia
Play

Vídeo: Gustavo Mioto ironiza reconciliação com Ana Castela: “Hoje não dá"

Músicos da banda "Leva eu" durante show no final de linha do Garcia
Play

Vídeo: Pelourinho lota e tem acesso ao palco principal bloqueado

x