Ações de prevenção ao suicídio são promovidas no Setembro Amarelo em Salvador | A TARDE
Atarde > Saúde

Ações de prevenção ao suicídio são promovidas no Setembro Amarelo em Salvador

Publicado quarta-feira, 09 de setembro de 2020 às 17:10 h | Atualizado em 09/09/2020, 17:12 | Autor: Da Redação
Elevador Lacerda será iluminado na cor amarela para chamar atenção de quem passa pelo local sobre o crescimento dos índices | Foto: Divulgação | Freepik
Elevador Lacerda será iluminado na cor amarela para chamar atenção de quem passa pelo local sobre o crescimento dos índices | Foto: Divulgação | Freepik -

Durante o Setembro Amarelo, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Salvador tem realizado uma série da ações, incluindo a realização de palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo nas salas de espera das unidades de saúde da rede municipal.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), além disso, o Elevador Lacerda será iluminado na cor amarela para chamar atenção de quem passa pelo local sobre o crescimento dos índices.

Lembrado nesta quinta-feira, 10, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (AIPS) e Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de prevenir o suicídio, através de estratégias adotadas pelos governantes.

Atuando na rede municipal há 15 anos, a assistente social Deniz Menezes afirmou que o Setembro Amarelo é o momento para chamar atenção para o problema, que pode ser evitado.

“Esse é um período para o fortalecimento das políticas públicas. A campanha busca também desmistificar as questões do suicídio, porque muitas vezes as pessoas acham que quem comete suicídio é fraco, mas não podemos pensar desse jeito. Nós temos que superar a questão do preconceito, julgamentos e colocar luz para falar sobre isso de uma forma responsável e acolhendo a dor do outro. É necessário ter empatia, diálogo e entender o que pode ser prevenido”, explicou.

“Trabalhamos em setembro e durante todo ano para alertar a população”, frisou Menezes.

Oferecendo suporte durante o ano inteiro, a capital baiana conta com 18 unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e três Centros de Saúde Mental, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O município conta também com a emergência psiquiátrica, que funciona 24 horas, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário. Segundo a Secom, outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza ações de prevenção ao suicídio, atendendo de forma gratuita e voluntária as pessoas que precisam conversar, através do telefone 188.

Publicações relacionadas