Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Adolescentes da rede pública vão receber vacina contra HPV em Salvador

Ação da SMS é em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Redação

Por Redação

18/09/2025 - 9:57 h | Atualizada em 18/09/2025 - 10:53
Vacinação para os adolescentes vai acontecer até dezembro
Vacinação para os adolescentes vai acontecer até dezembro -

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador iniciou, nesta segunda-feira, 15, a oferta de vacinas contra o HPV cujo público alvo são adolescentes com idades entre 15 e 19 anos de escolas públicas.

A ação se estenderá até dezembro para ampliar a cobertura vacinal dos jovens que ainda não foram protegidos contra a doença. Pela primeira vez, essa faixa etária é contemplada com a vacina gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para um cuidado mais integral dos adolescentes, a SMS também disponibiliza outros imunizantes do calendário de saúde. Essa abordagem facilita o acesso e a atualização da caderneta de vacinação, superando barreiras como a falta de tempo dos pais ou responsáveis para levar os filhos aos postos de saúde.

A ação é uma parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e tem um papel crucial na saúde pública. A coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, ressalta a importância da iniciativa.

"Manter a situação vacinal de crianças e adolescentes atualizada, além de assegurar um direito constitucional, é um ato de amor. Por isso estamos unindo esforços no resgate desses jovens e de todos os que estão aptos a serem imunizados. Precisamos pensar no futuro, contribuir para que meninos e meninas estejam livres de sofrer com o tratamento doloroso da doença e, pior, do câncer", explicou.

A vacina HPV está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), de forma totalmente gratuita, há 11 anos, para prevenir doenças como câncer de colo de útero, de ânus, de pênis e de garganta. Está disponível no calendário básico de vacinação para meninos e meninas de 9 a 14 anos e de 9 a 45 anos para pessoas em condições especiais, mediante apresentação de prescrição médica.

Leia Também:

Clínica AMO faz parceria com a prefeitura

A clínica AMO, administrada pela Rede Américas, fez uma parceria com a Prefeitura de Salvador e o Grupo EVA (Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos), para aplicar a vacina contra o HPV.

Na sexta-feira (19/9), das 9h às 12h, a ação ocorrerá na AMO Barra Saúde da Mulher (rua Marquês de Caravelas, 355, Barra). Já no dia 26/9, das 13h às 17h, na AMO Medicina Diagnóstica (Praça Colombo, 4, Rio Vermelho).

A ação é destinada jovens de 9 a 14 anos e entre 15 e 19 anos que não se vacinaram. Também podem participar pacientes imunossuprimidos (pacientes oncológicos, transplantados de medula óssea e órgãos sólidos) entre 9 e 45 anos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

adolescentes hpv Salvador Vacinação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vacinação para os adolescentes vai acontecer até dezembro
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Vacinação para os adolescentes vai acontecer até dezembro
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Vacinação para os adolescentes vai acontecer até dezembro
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Vacinação para os adolescentes vai acontecer até dezembro
Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

x