Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE

ATENÇÃO!

Alimentação, sono e álcool elevam risco cardíaco em festas de fim de ano

Considerado festivo para muitos, o período pode ser de estresse

Luiza Nascimento
Por
Imagem ilustrativa da imagem Alimentação, sono e álcool elevam risco cardíaco em festas de fim de ano
Foto: Ilustrativa | Freepik

Os riscos de problemas cardiovasculares aumentam durante o fim de ano. Apesar do período ser considerado festivo para muitos, devido ao Natal e Ano Novo, para outros, é um momento de extrema pressão.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) aponta que os níveis de estresse aumentam cerca de 75% nesse período. Estudos internacionais revelam um aumento entre 5% e 30% de infartos e mortes súbitas durante as festividades natalinas e de virada de ano.

Tudo sobre Saúde em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Em entrevista ao portal A TARDE, a coordenadora de cardiologia do Hospital da Bahia, Tais Sarmento, afirmou a alimentação é uma das principais influências no aumento do número de casos, devido à variedade de comida.

"As pessoas têm mais excessos alimentares, comidas com mais embutidos, mais açúcar, mais sal. Nessas épocas festivas, as pessoas consomem muito mais álcool e isso pode ser, inclusive, um fator desencadeante de arritmias".

Segundo a especialista, aprivação de sono também é um fator determinante, pois, durante o período, as pessoas tendem a não repousar o suficiente devido à quantidade de compromissos sociais, o que acaba diminuindo o tempo de descanso e aumentando o nível de estresse.

Hipertensos e diabéticos estão entre mais afetados

A cardiologista garante que é fundamental para toda a população tomar cuidado com os hábitos alimentares, prática de atividades físicas, repouso ideal, modulação do nível de estresse consumo de álcool e sal, sobretudo durante o período.

Apesar de ser um problema geral, alguns pacientes têm riscos maiores.

São eles:

  • Pacientes com histórico cardíaco;
  • Coronariopatas;
  • Hipertensos;
  • Diabéticos;
  • Lipídicos.

De olho nos sintomas

Ao longo do ano, há sintomas que são facilmente ignorados e, no período festivo, a situação é ainda pior. A médica afirma que a tendência é que os pacientes ignorem as manifestações do corpo e retardem a procura por assistência médica, o que pode agravar situação.

"Às vezes, você posterga a procura pelas emergências por conta das comemorações e esse seria um fator que poderia piorar os desfechos e aumentar o número de eventos nessa época do ano", explicou.

Leia Também:

CANNABIS

Uso de maconha triplica entre as mulheres no Brasil
Uso de maconha triplica entre as mulheres no Brasil imagem

REMÉDIO NATURAL

Planta brasileira reduz inflamação e dor de artrite; saiba qual
Planta brasileira reduz inflamação e dor de artrite; saiba qual imagem

SAÚDE

Alerta: sedativo para animais cria crise de abstinência mortal
Alerta: sedativo para animais cria crise de abstinência mortal imagem

Desta forma, a especialista pede cuidado especial e diz que é imprescindível que o paciente procure a emergência imediatamente, caso apresente os seguintes sintomas:

  • Sensação de taquicardia e palpitação intensa;
  • Dor no peito;
  • Suor excessivo;
  • Falta de ar;
  • Sensação de desmaio.

Como evitar os problemas cardíacos?

De acordo com Tais Sarmento, parte dos problemas pode ser evitado, se cuidados necessários forem adotados. A recomendação é evitar os excessos alimentares e alcoólicos, descansar adequadamente, reduzir o nível de estresse e beber muita água.

"Os cuidados que a gente deve ter nessa época do ano, eu diria que são os mesmos que a gente deveria ter durante todo o ano, agora só mais reforçados", pontuou.

Não esqueça dos remédios!

Além disso, é importante não deixar de usar as medicações habituais, respeitando os horários. Aos viajantes, é necessário lembrar de levar todos os remédios, com a quantidade suficiente para o período em que vão passar fora de casa.

"Muitas vezes não é possível comprar fora essas medicações. É importante tomá-las de forma regular nos mesmos horários, respeitando o que tinha sido prescrito pelo médico e na presença de qualquer sintomas procurar emergência médica", finalizou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

alimentação saudável cuidados médicos estresse festividades de fim de ano Saúde Cardiovascular sintomas cardíacos

Relacionadas

Mais lidas