Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PREVENÇÃO

Baixa adesão às campanhas de imunização alerta autoridades em Salvador

Apenas 2.025 doses da vacina contra dengue foram aplicadas até ontem na capital

Por Madson Souza

21/02/2024 - 6:10 h
Secretarias de saúde dos municípios visitarão as escolas para incentivar a vacinação dos alunos nessa etapa
Secretarias de saúde dos municípios visitarão as escolas para incentivar a vacinação dos alunos nessa etapa -

A baixa adesão da campanha de imunização contra a dengue em Salvador é um exemplo do que tem acontecido no resto do país com relação a outras doenças. Das 87.307 pessoas aptas para recebimento do imunizante nesta primeira fase de vacinação na capital baiana, apenas 2.025 doses foram aplicadas até às 15h de ontem. Ações como o projeto Vacinação nas Escolas, que foi apresentado pela Secretaria estadual da Educação (SEC) na abertura deste ano letivo, aparecem como uma tentativa de aproximar a imunização da população.

A parceria da SEC com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab) visa erradicar, eliminar e controlar diversas doenças imunopreveníveis infectocontagiosas. A coordenadora de execução de programas e projetos da educação básica da SEC, Djenane Santos, explica que os motivos para os baixos números de adesão são complexos e identifica os principais.

“Este fenômeno está relacionado a causas multifatoriais, que perpassam pela disseminação de notícias falsas, insegurança em relação a reações adversas e a dificuldades no acesso aos serviços de saúde, dentre outros”. É nesse cenário que o novo projeto procura facilitar o acesso a imunizantes para os estudantes.

A ideia, segundo Vânia Rebouças, coordenadora de imunizações e vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis da SESAB, é fornecer todas as vacinas disponíveis para as faixas etárias dos estudantes. O que inclui não só crianças, mas também reforçar a abrangência da vacinação em diversas modalidades, como a Educação Escolar do Campo, Educação Escolar Quilombola, a Educação Escolar Indígena e a Educação de Jovens e Adultos.

A ação vai acontecer da seguinte maneira. “As secretarias municipais de saúde vão visitar as escolas e neste momento elas vão fazer análise da caderneta de vacina e já fazer o movimento de vacinação atualizando naquele momento”, explica Vânia. É preciso que as unidades de ensino agendem a visita dos profissionais e comuniquem previamente aos pais ou responsáveis.

Ela ainda ressalta a importância da medida. “É uma alternativa para mantermos doenças eliminadas e controladas no nosso território. Não só atualizando as suas cadernetas de vacinação, mas também convocando toda a sociedade na qual o estudante está inserido para este mesmo movimento”, ressalta a coordenadora.

O cronograma prevê duas semanas de mobilização, sendo a do primeiro semestre programada para ocorrer de 26/2 a 1º/3 e a do segundo semestre, de 8/7 a 12/7. Alunos das redes municipal e privada também serão contemplados. Para que isso ocorra, é necessário que as escolas solicitem a presença das equipes.

Mais postos

Diante desses números de baixa adesão à campanha de vacinação da dengue, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) decidiu ampliar o número de postos que ofertam o imunizante de 35 para 107. A medida já está valendo. Vale lembrar que o público apto para a vacinação são pré-adolescentes entre 10 e 11 anos.

Assim que soube que havia imunizantes contra a dengue Michele Macedo, que trabalha com bordado, tratou de levar seu filho Arthur Macedo, de 10 anos, para vacinar. “Peguei ele na escola e trouxe logo. Ano passado ele teve dengue e ficou internado por cinco dias. Foi um horror”. Com pouca fila, o jovem Arthur logo foi atendido na tarde de ontem e contou seu relato sobre a experiência. “Não doeu nada!”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

autoridades baixa adesão campanha de imunização Dengue Educação parceria população Salvador Saúde Vacinação

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Secretarias de saúde dos municípios visitarão as escolas para incentivar a vacinação dos alunos nessa etapa
Play

Botulismo na Bahia: o que se sabe sobre mortes e casos

Secretarias de saúde dos municípios visitarão as escolas para incentivar a vacinação dos alunos nessa etapa
Play

Menina de 9 anos convive com a AME na luta por uma vida normal: "Supera Expectativas"

Secretarias de saúde dos municípios visitarão as escolas para incentivar a vacinação dos alunos nessa etapa
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Secretarias de saúde dos municípios visitarão as escolas para incentivar a vacinação dos alunos nessa etapa
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA