Centro Rilza Valentim celebra 1º ano como referência na Bahia | A TARDE
Atarde > Saúde

Centro Rilza Valentim celebra 1º ano como referência na Bahia

Equipamento é referência no tratamento da Doença Falciforme

Publicado quarta-feira, 13 de março de 2024 às 10:47 h | Atualizado em 13/03/2024, 12:49 | Autor: Flavia Requião e Pevê Araújo
Imagem ilustrativa da imagem Centro Rilza Valentim celebra 1º ano como referência na Bahia
-

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim está celebrando o primeiro ano de fundação na manhã desta quarta-feira, 13, em sua sede, na Avenida Centenário, em Salvador. O evento, que recebeu a Percussão da Escola Olodum, reuniu autoridades da saúde.

Em entrevista ao Portal A TARDE, o chefe de Gabinete da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Cícero Rocha Filho, afirmou que a construção do equipamento foi um projeto do Estado para atender uma reivindicação dos movimentos sociais.

Leia mais

>> Solenidade celebra 1 ano do Centro para Pessoas com Doença Falciforme

“Nós estamos completando um ano hoje, qual é a importância disso? Pela incidência, inclusive, da Anemia Falciforme no Estado da Bahia, em função da nossa diversidade racial, aqui a gente tem uma incidência muito grande sobre isso. E o equipamento foi criado há um ano atrás, com muitos desafios ainda pela frente, mas hoje ele é uma referência nacional em função da existência do equipamento”, diz

Imagem ilustrativa da imagem Centro Rilza Valentim celebra 1º ano como referência na Bahia

Ele revelou que a construção do equipamento viabilizou uma série de ampliações nos atendimentos específicos para pessoas com Anemia Falciforme e destacou as atividades parceiras que tem o objetivo de cuidar da saúde da população.

“É um centro que tem, além da parte de atendimento especificamente, ele tem no sentido de ampliar também a linha de cuidado com a doença falciforme, além dessas parcerias todas técnicas, no sentido de melhorar o atendimento a essas pessoas que sofrem com a doença falciforme”, finaliza.

A diretora Larissa Rocha, do Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim, celebrou o aumento da equipe para atender a demanda. Ela destacou os avanços do último ano e frisou a importância da construção conjunta para resolver as demandas locais.

“Aqui a gente teve a oportunidade de ampliar a equipe multiprofissional, que era carente para assistência, colocamos nutricionista, aumentamos o número de fisioterapeuta, de psicólogos, colocamos cardiologista, enfim, aumentamos bastante a nossa equipe multiprofissional para atender a demanda necessária. Existe ainda muito trabalho pela frente, mas é um avanço e a construção conjunta é de extrema importância para identificar todas as demandas para este grupo de pessoas”, aponta.

Imagem ilustrativa da imagem Centro Rilza Valentim celebra 1º ano como referência na Bahia

Doença Falciforme na Bahia

Referência no atendimento a pacientes com Doença Falciforme, a Hemoba acompanha cerca de cinco mil pessoas em Salvador e no interior da Bahia, sendo também responsável pela assistência transfusional e farmacêutica, incluindo a dispensação de medicamentos de alto custo. O estado tem incidência estimada da doença em 1 caso para cada 650 nascimentos.

O CERPDF realiza atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, gastroenterologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social e assistência farmacêutica. Conta também com uma agência transfusional e oferece ainda doppler transcraniano, fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas com o desenvolvimento de AVC. A equipe multidisciplinar, composta por 141 profissionais, atende pacientes, principalmente, oriundos de cidades do interior do estado (cerca de 51%).

Segundo a SESAB, em pesquisa de satisfação realizada pelo Centro em dezembro do ano passado, respondida por mais de mil usuários, entre 80% a 90% demonstraram satisfação com os atendimentos médico, farmacêutico e de enfermagem, limpeza do ambiente e marcação de consultas.

Publicações relacionadas