SAÚDE
Clínica odontológica oferece atendimento gratuito em Salvador; Confira
Agendamentos devem ser feitos pelo número da clínica
Por Gustavo Zambianco

A Clínica-Escola de Odontologia do Centro Universitário Estácio de Salvador abriu inscrições para o atendimento gratuito de pacientes com disfunção temporomandibular (DTM). Os atendimentos vão acontecer em todas as manhãs de quarta-feira começando no dia 27 de agosto na Rua Xingu, n. 179, no bairro do Stiep.
O serviço é realizado majoritariamente por estudantes do curso de Odontologia com a supervisão dos professores especialistas.O objetivo é oferecer à comunidade o acesso a diagnóstico e acompanhamento adequados, ao mesmo tempo em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática clínica em um ambiente acadêmico.
“A nossa unidade já realiza atendimentos odontológicos gratuitamente. Agora, a nova especialização foi incluída no catálogo de serviços”, destaca Larissa Lins, doutoranda em Medicina e Saúde e professora do curso de Odontologia da Estácio.
Leia Também:
O que é disfunção temporomandibular?
A disfunção temporomandibular é uma condição que afeta a articulação responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca, podendo causar dores faciais, estalos, dificuldade de mastigação, cefaléia e até problemas posturais.
A condição afeta principalmente mulheres na meia idade e apresenta os seguintes sintomas:
- Estalos no ouvido;
- Dores de cabeça;
- Cansaço muscular;
- Desgaste dentário, incluindo o bruxismo.
“A disfunção da articulação temporomandibular pode gerar desconfortos que prejudicam o dia a dia do paciente, como dor na face, fadiga muscular e até dificuldades para mastigar corretamente”, explica Lins.
Serviços oferecidos
Durante os atendimentos, pacientes receberão tratamentos com placas oclusais, sessões de fisioterapia, acupuntura e, quando necessário, encaminhamento externo para especialistas em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. A iniciativa busca proporcionar atenção odontológica integral e qualificada para quem não tem condição financeira de arcar com tratamentos particulares.
Os interessados podem entrar em contato com a unidade pelo número (71) 2107-8238 para agendar o atendimento e iniciar o acompanhamento gratuito.
Segundo a dentista Larissa Lins, a DTM é uma disfunção que pode comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente, mas é possível prevenir a disfunção com pequenas mudanças de hábitos. “Evitar colocar objetos duros na boca, como lápis ou canetas, e reduzir o consumo excessivo de chicletes ajuda a prevenir a disfunção. Mas, acima de tudo, é fundamental procurar um profissional odontológico assim que surgirem os primeiros sinais de desconforto. Somente um especialista pode avaliar corretamente e indicar o tratamento adequado”, conclui.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes