ANO NOVO
Festas de fim de ano: dicas para aproveitar sem sofrer com a ressaca
A nutricionista Graziele Santos deu importantes dicas sobre como o consumo consciente e alguns cuidados
Por Luan Julião
Com o fim de ano chegando, as festas e confraternizações tornam-se um convite para celebrar com comidas e bebidas, especialmente o álcool, que costuma marcar presença em muitas ocasiões. Embora seja um elemento comum nas festividades, o consumo excessivo traz consequências no dia seguinte, sendo a ressaca o efeito mais conhecido. Ela ocorre devido ao impacto da bebida no organismo, principalmente pela desidratação e sobrecarga no fígado, que se vê forçado a eliminar o álcool do corpo. O resultado são sintomas como dor de cabeça, náuseas, sensibilidade ao som e à luz, e o desconforto generalizado.
Para ajudar a prevenir e minimizar os efeitos da ressaca, conversamos com a nutricionista Graziele Santos, que deu importantes dicas sobre como o consumo consciente e alguns cuidados alimentares podem fazer toda a diferença.
Cuidados antes de beber
"De fato, durante essa época do ano, o consumo de bebida alcoólica aumenta muito. Isso se dá principalmente pelas confraternizações, pelas reuniões em família, a ceia de Natal, o próprio recesso. Então, o primeiro passo é se preparar antes do consumo da bebida alcoólica; a prevenção começa antes mesmo do consumo. É fundamental não estar de estômago vazio, fazer uma refeição completa antes desse consumo, comer alimentos ricos em gorduras saudáveis, como abacate, castanha ou azeite de oliva, que podem ajudar nesse processo de retardação da absorção do álcool no nosso organismo. Outra dica boa é incluir proteínas, como ovos, iogurtes naturais, queijos magros nas refeições antes de começar a beber."
Hidratação durante o consumo
A hidratação é outro ponto destacado por Graziele. "A hidratação também é um outro fator muito importante, antes, durante e depois do consumo de bebida alcoólica. Então, durante o evento, é importantíssimo fazer essa intercalação entre a bebida, o drink, com um copo de água ou água de coco, para evitar a desidratação. Além disso, é possível optar por alimentos mais saudáveis, como petiscos, frutas, oleaginosas, como a própria castanha, nozes, durante essa ingestão. São alimentos fáceis de consumir e ajudam a manter também o equilíbrio do organismo."
Leia também:
>> Festas de final de ano: exagerar apenas uma noite afeta a saúde?
>> Operação Réveillon amplia policiamento com esquema especial na Bahia
>> Mega da Virada 2024: confira mitos e verdades sobre o sorteio
O que fazer após beber?
O cuidado pós-consumo é fundamental para acelerar a recuperação do corpo. "O pós, o fator mais importante é a hidratação, se reidratar, porque durante o consumo de bebida alcoólica há muita desidratação. Então, começa o dia bebendo bastante água, se possível água de coco, suco de frutas naturais, como laranja, melancia, que ajudam na reposição dos eletrólitos. Na alimentação, a ideia é apostar em alimentos leves e nutritivos, como, por exemplo, uma vitamina de banana com mamão, um iogurte natural com aveia, que é uma ótima opção para dar energia e aliviar o mal-estar. Outras boas escolhas também são uma sopa de legumes com batata, cenoura, frango desfiado ou uma salada de folhas verdes, que ajudam no processo de desintoxicação natural, acompanhados também de uma fonte de proteína magra, como peixe, frango, ovo, que também é uma excelente opção. É importante também evitar o consumo de alimentos gordurosos, processados e ultraprocessados, como frituras ou o próprio fast food, porque eles podem dificultar a recuperação do fígado. Então, o ideal é priorizar alimentos frescos e ricos em líquidos, que ajudam o organismo a se recuperar mais rápido."
Seguindo essas dicas simples e práticas, é possível aproveitar as celebrações de fim de ano com mais equilíbrio, evitando os efeitos negativos do álcool e garantindo um começo de ano mais saudável.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes