Ministério da Saúde ativa sala de situação contra o sarampo | A TARDE
Atarde > Saúde

Ministério da Saúde ativa sala de situação contra o sarampo

Atualmente, três estados vivem um surto da doença: Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo

Publicado quarta-feira, 10 de agosto de 2022 às 20:13 h | Autor: Da Redação
Pasta alerta para a importância da vacinação contra a doença
Pasta alerta para a importância da vacinação contra a doença -

“A ação tem como objetivo definir e implementar estratégias para a interrupção da circulação do vírus do sarampo e eliminar a doença do território nacional, levando em consideração as atividades propostas no Plano de Ação para interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo de 2022”, afirmou a pasta em comunicado nesta quarta-feira, 15.

A Sala, coordenada pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é composta por membros da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Secretaria de Atenção Primária à Saúde (APPS), Coordenação-Geral do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES).

Segundo o Ministério da Saúde, a equipe irá realizar parcerias com gestores estaduais e municipais, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AISA) e contará com o apoio e parceria da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A pasta ressalta que a vacinação contra a doença também é prioridade. Na segunda-feira, 8, foi lançada a Campanha de Multivacinação de 2022, com a participação de mais de 40 mil postos de vacinação em todo Brasil. 

O objetivo é promover a atualização da carteirinha com as 18 vacinas disponíveis para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A dose da tríplice viral, que protege contra o sarampo, faz parte desses imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Publicações relacionadas