PERIGO OCULTO
Mistura de álcool e água sanitária pode causar morte, alerta Anvisa
Combinação de produtos seguros pode levar a um resultado tóxico e risco para a saúde
Por Redação
![Manipulação de produtos de limpeza deve ser feita de acordo com as orientações estritas do fabricante](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1300000/1200x720/Mistura-de-alcool-e-agua-sanitaria-pode-causar-mor0130689500202502112215-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1300000%2FMistura-de-alcool-e-agua-sanitaria-pode-causar-mor0130689500202502112215.jpg%3Fxid%3D6553245%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739336672&xid=6553245)
Álcool e água sanitária para limpeza são comumente usados para a limpeza e desinfecção casa. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre os riscos da mistura desses dois produtos.
A Anvisa explica que misturar os dois produtos pode resultar na criação do clorofórmio gasoso, um gás com alto poder de intoxicação.
"Sobram vídeos nas redes sociais sobre misturas caseiras que, supostamente, limpam com mais eficiência e com baixo custo financeiro. O que esses vídeos não dizem é que essas misturas podem ter um grande impacto na saúde das pessoas e dos animais, com riscos de internações e morte", explica a Agência, em nota. Veja vídeo sobre os cuidados na manipulação dos produtos de limpeza:
"É fundamental que todos tenham em mente que a manipulação de produtos de limpeza deve ser feita de acordo com as orientações estritas do fabricante, descritas no rótulo dos produtos. Deve-se observar a indicação correta de uso, ou seja, a finalidade do produto, para que ele serve, os respectivos cuidados e se há a necessidade de se utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas, máscara e óculos. Vale ressaltar que, também nos rótulos, é possível encontrar as providências que devem ser adotadas em caso de acidentes", acrescenta a Anvisa.
Leia Também:
Disque-Intoxicação
Além das orientações que devem constar no rótulo dos produtos, a população e os profissionais de saúde também podem acionar o serviço do Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, que atende pelo número 0800-722-6001. Ele conecta os usuários a uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat) e presta esclarecimentos sobre primeiros socorros e o tratamento adequado para cada tipo de substância tóxica.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes