Mutirão da prefeitura atualiza cartão de vacinação de crianças | A TARDE
Atarde > Saúde

Mutirão da prefeitura atualiza cartão de vacinação de crianças

Iniciativa tem início nesta próxima quarta-feira (30)

Publicado segunda-feira, 28 de março de 2022 às 20:20 h | Atualizado em 28/03/2022, 20:22 | Autor: Da Redação
Público-alvo da campanha serão crianças e adolescentes com idades até 15 anos
Público-alvo da campanha serão crianças e adolescentes com idades até 15 anos -

Com o slogan “Liga da Vacina: Zé Gotinha e Super-heróis se unem pela vacinação infantil”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará, entre os dias 30 de março e 1º de abril, um mutirão para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes de Salvador até os 15 anos.

A mobilização acontecerá das 8h às 17h em unidades da rede municipal, cuja lista ainda será divulgada. Para ter acesso à vacinação basta comparecer a um desses locais portando o cartão SUS e a caderneta de vacina. 

Na ocasião, o público-alvo poderá ter acesso a consultas com pediatras além de contar com uma séria de atrativos como os ofertados pelo Projeto Ruas de Lazer, com recreação lúdico-desportiva.

“A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e até mesmo óbitos", afirma Doiane Lemos, coordenadora de Imunização da SMS.

"A mobilização é semelhante a campanha Nacional de Multivacinação adotada pelo Ministério da Saúde desde 1980 em todo o território brasileiro, que tem o objetivo de estimular adesão à vacinação colocando “em dia” doses do calendário de rotina que estejam em atraso”, completa.

Ao todo, o Programa Nacional de Imunizações oferece cerca 17 vacinas para este público alvo, dentre elas estão a BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Meningite ACWY, Triplice Bacteria – DTP, e dupla adulto.

Publicações relacionadas