SAÚDE
O que doença de Newcastle, descoberta em aves do RS, causa em humanos?
Doença é endêmica em vários países, e pode acometer galinhas, perus e patos
Por Da Redação
A doença de Newcastle é uma doença altamente contagiosa que infecta aves, domésticas e selvagens. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu por, ao menos, 21 dias, a exportação de frango no Brasil após a confirmação do surto da doença.
Os seus efeitos são mais sentidos em aviários pelo seu grande potencial epidêmico e por levar a grandes perdas econômicas.
A doença é endêmica em vários países, e pode acometer galinhas, perus e patos. O vírus tem um período de incubação que vai de dois a sete dias, e a doença se manifesta em até sete dias.
VEJA TAMBÉM:
>>>CrowdStrike: pane afetou infraestruturas críticas nacionais? confira
>>>Neymar publica primeiras fotos de Helena, sua terceira filha
O vírus, agente da doença, faz parte da família Paramyxoviridae, gênero Avulavirus. Existem nove sorotipos diferentes desde o APMV-1 até APMV-9. A Doença de Newcastle é provocada pelo APMV-1.
O vírus é sensível a luz solar e detergentes. Mas pode sobreviver por muito tempo em carcaças congeladas.
Caso alguém se infecte com o vírus da doença, é possível desenvolver doenças consideradas leves, como a conjuntivite. No organismo humano, o vírus não tem a tendência de evolução para um quadro grave como acontece com as aves, que sofrem com sintomas respiratórios e nervosos.
Segundo o Ministro da Agricultura, não há necessidade de interrupção no consumo desses alimentos.
"A população não deve se preocupar e pode continuar consumindo carne de frango e ovos, inclusive da própria região afetada. O Mapa reforça que o consumo de produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanecem seguros e sem contraindicações", diz a pasta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes