SAÚDE
OMS avalia declarar emergência internacional por varíola dos macacos
Quase 1.500 casos suspeitos da doença estão em investigação em todo o mundo
Por Da Redação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai convocar o Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário Internacional na próxima semana para avaliar se será decretada emergência de saúde pública de interesse internacional por varíola dos macacos.
Nesta terça-feira, 14, a Organização afirmou que quase 1.500 casos suspeitos da doença estão em investigação em todo o mundo e 72 mortes foram registradas em países da África.
Nos países não endêmicos, nenhum óbito foi confirmado. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, pontuou que a Organização acompanha o óbito sob investigação no Brasil.
"A OMS também está trabalhando com parceiros e especialistas de todo o mundo para mudar o nome do vírus “monkeypox”, disse.
Ele afirmou que, neste momento, é fundamental aumentar a conscientização sobre os riscos e ações para reduzir a transmissão.
Sobre vacinas, ele pontuou a recomendação da OMS e pontuou que as decisões devem ser tomadas em conjunto por indivíduos que possam estar em risco e seu profissional de saúde.
"Também é essencial que as vacinas estejam disponíveis de forma equitativa sempre que necessário. Para esse fim, a OMS está trabalhando em estreita colaboração com nossos Estados Membros e parceiros para desenvolver um mecanismo de acesso justo a vacinas e tratamentos", ressaltou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes