OMS avalia declarar emergência internacional por varíola dos macacos | A TARDE
Atarde > Saúde

OMS avalia declarar emergência internacional por varíola dos macacos

Quase 1.500 casos suspeitos da doença estão em investigação em todo o mundo

Publicado terça-feira, 14 de junho de 2022 às 15:22 h | Atualizado em 14/06/2022, 15:28 | Autor: Da Redação
Tedros Adhanom pontuou que a Organização acompanha o óbito sob investigação no Brasil
Tedros Adhanom pontuou que a Organização acompanha o óbito sob investigação no Brasil -

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai convocar o Comitê de Emergência sob o Regulamento Sanitário Internacional na próxima semana para avaliar se será decretada emergência de saúde pública de interesse internacional por varíola dos macacos.

Nesta terça-feira, 14, a Organização afirmou que quase 1.500 casos suspeitos da doença estão em investigação em todo o mundo e 72 mortes foram registradas em países da África.

Nos países não endêmicos, nenhum óbito foi confirmado. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, pontuou que a Organização acompanha o óbito sob investigação no Brasil.

"A OMS também está trabalhando com parceiros e especialistas de todo o mundo para mudar o nome do vírus “monkeypox”,  disse.

Ele afirmou que, neste momento, é fundamental aumentar a conscientização sobre os riscos e ações para reduzir a transmissão.

Sobre vacinas, ele pontuou a recomendação da OMS e pontuou que as decisões devem ser tomadas em conjunto por indivíduos que possam estar em risco e seu profissional de saúde.

"Também é essencial que as vacinas estejam disponíveis de forma equitativa sempre que necessário. Para esse fim, a OMS está trabalhando em estreita colaboração com nossos Estados Membros e parceiros para desenvolver um mecanismo de acesso justo a vacinas e tratamentos", ressaltou.

Publicações relacionadas