Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE

SAÚDE

OMS pré-qualifica uso de vacina da dengue em outros países

Imunizante foi aprovado pela Anvisa em 2023, mas só começou a ser utilizado no Brasil este ano

Da Redação
Por Da Redação
Autorização foi concedida na última sexta-feira, 10
Autorização foi concedida na última sexta-feira, 10 - Foto: Ascom / Sesab

A vacina Qdengua, desenvolvida pela empresa japonesa Takeda, foi autorizada para ser utilizada em outros países, após receber a pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A autorização foi concedida na última sexta-feira, 10. A aprovação do imunizante contra a dengue, no entanto, foi registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023.

Tudo sobre Saúde em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A vacina começou a ser distribuída no país em 2024, após a epidemia da doença no país e usa versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue para criar imunidade no paciente. A TAK-003 é a segunda vacina contra a dengue a ser pré-qualificada pela agência. A lista também inclui a CYD-TDV, desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur.

“A pré-qualificação da TAK-003 é um passo importante na expansão do acesso global às vacinas contra a dengue, uma vez que ela é agora elegível para aquisição por agências da ONU, incluindo a Unicef e a Organização Mundial da Saúde (OPAS)”, explica o diretor de Regulamentação e Pré-qualificação da OMS, Rogério Gaspar.

A Qdenga, seguindo as recomendações da OMS, pode ser utilizada em crianças de 6 a 16 anos em locais com alta intensidade de transmissão da dengue. A administração do imunizante deve ser feita em esquema de duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Dengue oms Qdenga Saúde Takeda Vacinação

Relacionadas

Mais lidas