SAÚDE
Pode tomar vacina ainda com sintomas de gripe? Entenda
Vacina trivalente já está disponível na rede pública para os grupos de riscos
Por Isabela Cardoso
Em meio às mudanças bruscas de temperatura e o aumento da incidência de doenças respiratórias, surge a dúvida: pessoas gripadas devem tomar a vacina enquanto estão com os sintomas?
“A vacinação deve ser adiada em pessoas com doenças agudas. O sistema imunológico está comprometido no combate de uma patologia específica, ficando difícil produzir anticorpos através da vacina. É preciso esperar melhorar os sintomas para poder se imunizar”, responde a infectologista Sylvia Lemos.
Entre os dias 20 e 27 de abril é celebrada a Semana Mundial de Imunização. Este ano, a vacinação contra a gripe teve início do mês de março por causa do aumento da circulação dos vírus respiratórios.
A vacina trivalente já está disponível na rede pública para os grupos de riscos, como crianças de 6 meses a 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, púerperas, profissionais de saúde e outros.
Além disso, recentemente, a rede privada passou a disponibilizar, exclusivamente, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para adultos com 60 anos de idade ou mais. Esse vírus é uma das grandes causas de pneumonia em idosos e não tem tratamento específico.
“As vacinas são seguras e eficazes e representam um avanço na defesa da saúde. É importante que a população se vacine para que consigamos nos proteger de doenças preveníveis. Os imunizantes salvam vidas e são um marco de desenvolvimento”, conclui Lemos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes