SAÚDE
Roberta Santana demonstra apoio à manutenção de Nísia Trindade
Secretária de Saúde recebeu ministra para evento relacionado ao Bicentenário da Independência
Por Fernando Valverde e João Guerra
Presente no seminário “O 2 de Julho das mulheres: Liderança feminina na ciência”, que faz parte da comemoração do Bicentenário da Independência da Bahia e é realizado pela Academia de Ciências do estado, a secretária de Saúde, Roberta Santana, sinalizou apoio à manutenção da ministra Nísia Trindade, que também compareceu ao evento, na pasta nacional.
Nísia recebeu o apoio de diversos membros da comunidade científica, de profissionais da saúde e de presentes no local, em meio às especulações de que o Centrão deseja o comando da sua pasta em troca de apoios estratégicos ao governo Lula (PT).
"Precisamos reforçar o nosso compromisso com a ministra Nísia, que tem feito um trabalho maravilhoso, na defesa da saúde pública e da reconstrução nacional do SUS. A Bahia, junto com o Médicos Pela Democracia, e nossos profissionais de saúde, estão junto com ela. Mulheres na ciência, nossa ministra nos representa", pontuou Santana.
A programação do "Dois de Julho pela Ciência", que vai até o dia 4 de julho, conta ainda com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, neste sábado.
Piso da enfermagem
A secretária reforçou ainda a importância da instituição do Piso Nacional da Enfermagem, aprovada em votação pelo Supremo Tribunal Federal na noite desta sexta, 30.
Para o setor público, o pagamento dependerá do repasse integral de recursos complementares da União para unidades que atendam mais de 60% de pacientes do SUS. Além disso, o pagamento do piso poderá ser admitido como proporcional à jornada trabalhada.
"Estamos nessa trajetória, acompanhando a implantação do piso, que é uma conquista importante para a categoria, e tenho me posicionado, como representante do Governo do Estado, de que tão logo tenhamos a posição oficial, cumpriremos o que for definido. Temos a sensibilidade da ministra com essa pauta e estamos em uma expectativa grande para que em breve possamos cumprir esse avanço importante para a nossa classe trabalhadora da enfermagem", disse.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes