SAÚDE
Saiba qual posição de dormir favorece saúde cerebral
A depender da posição, o descarte de resíduos pode ser favorecido ou dificultado
Por Da Redação

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, aponta que posição de dormir influencia na qualidade do sono. O estudo aponta ainda que dormir na posição lateral ativa o sistema linfático e pode ajudar a remover "resíduos cerebrais" com maior eficácia, na comparação com as posições de costas e bruços. As informações são do Correio Braziliense.
A pesquisa, que foi publicada no periódico científico Journal of Neuroscience, analisou vias do sistema glinfático (que elimina resíduos no sistema nervoso central) de roedores com o objetivo de analisar como a postura corporal interfere no descarte de substâncias consideradas desnecessárias pelo cérebro durante o sono.
O acúmulo dessas substância pode favorecer o desenvolvimento de condições neurológicas como a doença de Alzheimer. Segundo a pesquisadora Helene Benveniste, a análise das diferentes posições demonstrou que o transporte glinfático foi mais eficiente na posição lateral do que de costas ou de bruços.
“É cada vez mais reconhecido que esses distúrbios do sono podem acelerar a perda de memória na doença de Alzheimer. Nossa descoberta traz novos insights sobre este tópico ao mostrar que também é importante em que posição você dorme”, afirmou Beneviste.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes