Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
20/08/2024 às 6:00 - há XX semanas | Autor: Priscila Dórea

PREVENÇÃO

Variante do HIV gera alerta na área médica

Natureza mutável do vírus torna variante previsível, mas o monitoramento e a prevenção são essenciais

Teste de HIV
Teste de HIV -

Respondendo ao tratamento convencional já conhecido, mas ainda sem um diagnóstico quanto a sua progressão e transmissão, a CRF146_BC - como foi nomeada a recém descoberta variante do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) -, deixou a comunidade médica em alerta. A natureza mutável do vírus torna o surgimento dessa variante previsível, apontam especialistas, mas o seu monitoramento é essencial. O recado para a população? Prevenção, sempre.

“Não é possível estimar quantas pessoas estão infectadas pela CRF146_BC, pois teríamos que testar todos, mas o tratamento continua o mesmo, assim como as recomendações para as pessoas que suspeitam de infecção. E vale lembrar: após testar positivo, é preciso realizar outro teste para confirmar a infecção”, explica o coordenador do Laboratório de Infectologia do Hupes-UFBA/Ebserh, Carlos Brites, que colaborou com o estudo que descobriu a nova variante.

VEJA TAMBÉM:

>>>Crueldade: cachorro é morto com golpes de enxada na Bahia

>>>"Escandaloso e vergonhoso": Fábio Mota critica árbitro e VAR

>>>MP pede suspensão de candidatura de Boulos; Justiça Eleitoral nega

Uma mutação no vírus, salienta a médica infectologista e diretora técnica administrativa do Instituto Couto Maia, Giovanna Orrico, não quer dizer que ele é mais resistente. “Sempre é uma preocupação, é claro, pois pode vir a impactar o tratamento, mas não é algo que podemos dizer agora sobre a CRF146_BC”, explica a infectologista, que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce dos infectados e de seguir o tratamento, "que hoje pode dar ao paciente uma vida quase tão longeva quanto a de alguém não infectado", afirma.

Após positivada, a pessoa passa por uma bateria completa de exames e então o tratamento é iniciado - tudo pode ser feito pelo SUS. “O Brasil é referência mundial no tratamento contra o HIV e na gestão dessa medicação retroviral, principalmente por conseguirmos absorver de forma regular os tratamentos criados. Atualmente, o paciente toma de um a dois remédios por dia, antigamente poderia chegar a 12 pílulas por dia”, explica ela.

Cuidados e prevenção

Na rede municipal de saúde, cerca de 8,8 pessoas estão em tratamento. Na Bahia, o número de pessoas com HIV/Aids vem crescendo nos últimos anos, com 3.788 novos casos em 2022 e 4.258 casos em 2023 - até junho de 2024, 1.446 casos haviam sido notificados no estado. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta que o crescente no registro de novos casos é um fator que pode, justamente, “estar relacionado com a implantação de estratégias de diagnóstico rápido, expansão da oferta de testes rápidos e autotestes”.

Uma combinação de ações e iniciativas espalhadas tanto pelo estado quanto pelo município visam a prevenção. “São diversas ações que, juntas, ajudam a população a se prevenir, mas também a descobrir a infecção cedo e dar início ao tratamento, que é multidisciplinar. O paciente é acompanhado por médico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e até assistente social. E isso é por toda a vida, pois o HIV é uma doença crônica a qual os avanços na medicina já conseguem não só dar uma sobrevida longa aos pacientes, mas também qualidade de vida”, explica a gerente da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Helena Lima.

Assuntos relacionados

alerta área médica Variante do HIV

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

alerta área médica Variante do HIV

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

alerta área médica Variante do HIV

Publicações Relacionadas

A tarde play
Teste de HIV
Play

Veja quais são os riscos de fazer bifurcação da língua

Teste de HIV
Play

Excesso de telas aumenta miopia na infância

Teste de HIV
Play

Terapeutas e escritores debatem a depressão em série de entrevistas

Teste de HIV
Play

Infectologista condena liberação de máscaras em locais fechados

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA