Braskem e New Iridium firmam parceria para neutralidade de carbono | A TARDE
Atarde > TECNOLOGIA

Braskem e New Iridium firmam parceria para neutralidade de carbono

Parceria é para desenvolver tecnologia de conversão de CO2

Publicado quinta-feira, 11 de maio de 2023 às 21:48 h | Atualizado em 11/05/2023, 22:01 | Autor: Da Redação
Parceria é para desenvolver tecnologia de conversão de CO2
Parceria é para desenvolver tecnologia de conversão de CO2 -

A Braskem e New Iridium firmaram parceria, nesta quinta-feira, 11, para desenvolvimento de tecnologia de conversão de CO2 que contribuem à neutralidade de carbono da indústria. A  Braskem tem investido em parcerias e tecnologias para aumento da sua capacidade de criar soluções sustentáveis e inovadoras que reduzam os impactos ambientais dos processos produtivos.

O acordo com a New Iridium tem como foco a conversão de CO2 por meio da fotocatálise, tecnologia de especialidade da startup, uma solução inovadora que tem como base o uso de fontes luminosas (ex.: LEDs) e CO2 de emissões industriais, combinando-os com matérias-primas de baixo custo. 

Em fase inicial de desenvolvimento, a tecnologia cria um produto químico em versões com menor pegada de carbono, com potencial de mitigar de maneira significativa emissões de CO2 ao incorporá-lo a um produto químico.

“A iniciativa da Braskem com a New Iridium estudará as possibilidades e alternativas de reaproveitamento do CO2 gerado nas operações da companhia por meio da fotocatálise. O projeto insere-se perfeitamente no portfólio de inovação da Braskem para soluções mais sustentáveis, em que tecnologias promissoras como a fotocatálise podem desempenhar um papel de destaque na conversão de CO2”, explica Gus Hutras, responsável pela área global de Tecnologia de Processos da Braskem. “Essa parceria tem um grande potencial ao aliar o domínio da Braskem em processos industriais e no mercado de commodities à capacidade e ao conhecimento da New Iridium em tecnologia de última geração com base na fotocatálise”, explica na nota Gus Hutras, responsável pela área global de Tecnologia de Processos da Braskem.

A parceria com a Braskem é a primeira experiência da startup no negócio de commodities. Após o investimento inicial, os trabalhos foram iniciados na primeira etapa, com foco na produção de provas de conceito desses processos químicos inovadores. 

Publicações relacionadas