TRANSTORNOS
Especialistas orientam como evitar importunação e fraudes por celular
Ligações indesejadas e golpes são frequentes em reclamações da maioria dos usuários
Gabriel Pinheiro, 27 anos, é vítima de ligações indesejadas frequentes e fraudes no celular. Por dia, ele costuma receber de 3 a 4 ligações de operadoras que, após atender, encerra a chamada. “Antigamente eu recebia mais de vinte e, às vezes era uma atrás da outra que eu atendia e desligava. Eu não sabia a quem recorrer”, conta o estudante de Análise de Desenvolvimento de Sistemas e agente de vendas.
O caso de Gabriel não é isolado, já que as ligações de cobranças e ofertas de planos se tornaram comuns e habituaram as pessoas ao desconforto. Por isso, Iratan Vilas Boas, diretor de fiscalização do Procon, lembra que é possível identificar os números comerciais através do prefixo 0303, segundo as regras da Anatel.
“As ligações que tratam de cobranças devem respeitar o direito do consumidor em relação ao seu momento de trabalho, de lazer e de descanso, não podendo ultrapassar os limites que possam transtornar o consumidor na sua rotina”, Iratan pontua. Além disso, devem ser direcionadas ao devedor, e não a pessoas próximas, como vizinhos e parentes.
Para quem não quer receber ligações de ofertas de produtos e serviços, é possível informar a empresa que não tem interesse em adquirir, fazer o cadastro no site www.naomeperturbe.com.br e realizar uma reclamação no Procon ou abrir requerimento para indenização por danos morais, caso não seja respeitado. A depender das infrações, a empresa pode ser multada em até R$ 6 milhões.
Mas não são só ligações comerciais incomodam Gabriel, tem também tentativas de golpes. Ele conta que já recebeu uma ligação de uma pessoa que alegava que ele ganhou um prêmio e para resgatar precisaria informar o código recebido por SMS. "Vi que esse código se tratava do WhatsApp, porque quando você acessa o WhatsApp por um outro aparelho, tem que colocar o código. Então, ele queria esse código para acessar o meu. Quando percebi, desliguei”.
Mas, de acordo com Delmar Bittencourt, coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil, os casos devem ser registrados em boletim de ocorrência. “A pessoa pode registrar informando que está sendo vítima de uma tentativa de golpe ou invasão, porque se houver algum vazamento de dados isso já fica registrado”, o coordenador explica.
Para evitar cair em golpes e fraudes cibernéticas é preciso desconfiar sempre e fazer verificações. “Um dos maiores golpes que está acontecendo hoje é o golpe do pedido de empréstimo falso do Whatsapp. Entre em contato com a pessoa que está te pedindo, converse com a pessoa e certifique que realmente é alguém do seu convívio”, Delmar recomenda. Em casos de links desconhecidos, ele sugere que nunca se deve clicar, porque pode conter vírus ou malware e assim a pessoa pode perder o controle do aplicativo ou aparelho.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
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