EFFIE AWARDS BRASIL 2025
Premiação bate recorde de vencedores com 112 troféus concedidos a 79 campanhas
18ª edição do Effie Awards Brasil ocorre em São Paulo

Por Redação

A 18ª edição do Effie Awards Brasil consolidou-se como um marco na indústria de comunicação, concedendo um total de 112 troféus a 79 campanhas, um número recorde de premiados. Esta alta no reconhecimento acompanha o crescimento de 5% nas inscrições em relação ao ano de 2024.
Os troféus de Ouro, Prata e Bronze, assim como o Grand Effie, que representa o reconhecimento máximo da competição, serão revelados apenas durante a cerimônia oficial de premiação. O evento está agendado para o dia 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
AlmapBBDO lidera o ranking de vencedores
A agência AlmapBBDO encabeça a lista de vencedores, com um total de 11 campanhas premiadas. O sucesso da agência se deve, sobretudo, aos trabalhos desenvolvidos para os clientes Burger King e O Boticário.
O Burger King, um dos principais clientes da AlmapBBDO, garantiu diversas premiações com campanhas notáveis, como a "Pixvertising", que transformou o Pix em mídia na Black Friday, gerando 1 milhão de novos cadastros, R$ 7,4 milhões em vendas diretas e um aumento de 24,7% no tráfego.
Outros cases premiados para a rede de fast food incluem a ação no Dia dos Namorados "Corno Drive-Thru", a iniciativa de engajamento eleitoral "Compro seu voto", e a campanha "BK no Cinema é de Lei", que usou o Código de Defesa do Consumidor para defender o direito de levar sanduíches às salas de cinema.
O Boticário, também cliente de destaque, obteve sucesso com abordagens sensíveis em datas especiais, tratando de temas como infertilidade ("Dia das Mães O Boticário: O amor tem sempre um plano") e os desafios na relação entre mães e filhos adolescentes ("Dia das Mães O Boticário: Tormentas passam, o amor fica").
A marca também se destacou pela relevância social, como na campanha "Extinto: uma linha de perfumes que está ajudando a salvar paraísos pelo mundo" e ao alterar a abertura da novela Renascer para conscientizar sobre danos ambientais.
Outro anunciante em evidência é o Nubank, que garantiu quatro cases vencedores. Algumas dessas campanhas foram desenvolvidas pela Wieden+Kennedy SP e outras pelo hub criativo interno da instituição. O banco utilizou o entretenimento e a cultura pop em ações como "Nubanc by Matt LeBlanc", que convidou o ator de Friends para criar seu próprio banco, e campanhas com Tom Felton e Antonio Fagundes. O Nubank também se uniu ao Burger King na iniciativa "NuBK", que resultou na primeira agência física da instituição financeira.
Destaques do Shortlist e Processo de Julgamento
Antes da definição dos vencedores, o shortlist divulgado na semana passada continha trabalhos de 63 agências para 85 anunciantes.
Entre as agências, a Almap liderou as menções na fase de shortlist com 55, seguida pela Artplan (12), David e Leo (ambas com 11), e BETC Havas, Droga5 e Gut (todas com 10). No lado dos anunciantes, o Grupo Boticário liderou o compilado de finalistas com 35 menções, seguido pela Zamp (20), Unilever (15), Ambev (10), Nubank (9), Mondelez (7), e iFood e Stellantis (cada uma com 6).
O processo de eleição dos vencedores de Ouros, Pratas e Bronzes mobilizou 250 profissionais da indústria de comunicação, marketing e mídia, que se reuniram presencialmente em São Paulo. O júri foi dividido em 25 salas, e cada grupo analisou somente dez trabalhos, seguindo diretrizes globais rigorosas do E!e Worldwide para garantir a proporção entre jurados e casos inscritos.
Campanhas com Impacto Social e Inovação
Diversas campanhas premiadas demonstraram forte apelo social ou inovações em linguagem:
- Artplan/ONG Desierto Vestido: A campanha "Atacama Fashion Week" transformou o deserto do Atacama em palco de protesto, denunciando o descarte ilegal de resíduos têxteis. A ação foi seguida pelo "Recommerce Atacama", que convidou consumidores a resgatar roupas gratuitamente.
- Artplan/ONG Mulheres e Instituto Glória: A campanha "Faixa Não Volta Maria" utilizou faixas de rua para encorajar mulheres vítimas de abuso doméstico a não retornarem ao agressor, tornando-se uma prática institucional adotada por órgãos públicos.
- W3haus/Quem Disse, Berenice?: A marca conectou-se com os "Potterheads" (fãs de Harry Potter) em seu maior lançamento histórico, a linha de maquiagens inspirada na saga.
- VML/Bic: Para celebrar 75 anos no Brasil, a marca usou um robô de inteligência artificial para reescrever Romeu e Julieta utilizando apenas uma caneta Bic, simulando a caligrafia do autor e escrevendo ininterruptamente por 63 horas.
- DPZ/Ypê: Para a 10ª edição de sua promoção, a marca recorreu à Turma do Chaves em um filme que celebrou os 40 anos da estreia da atração no Brasil.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



