TECNOLOGIA
Robô humanoide equipado com IA é criado para trabalhar em indústrias
Desenvolvimento foi motivado para dar uma maior proteção em processos de alta precisão
Por Redação

A empresa de tecnologia sueca “Hexagon” desenvolveu e lançou um robô humanoide chamado AEON, criado para suprir a falta de mão de obra em indústrias de países europeus. Além disso, o robô pode exercer tarefas mecânicas utilizando inteligência artificial, permitindo com que o mesmo aprenda novas tarefas com o tempo.
Segundo a companhia, o produto possui capacidade de locomoção avançada, agilidade, versatilidade e percepção. Podendo realizar diversas funções que exigem alta precisão, pegar objetos específicos e escanear componentes industriais para inspeção.
Robô não precisa ser carregado
De acordo com a Hexagon, o AEON não precisa ser recarregado para seguir funcionando, já que ele possui um sistema de troca de baterias.
Inteligência Artificial embutida
O robô é equipado com inteligências artificiais, IAs, que fazem com que ele adapte seu comportamento de acordo com a tarefa que ele deve exercer.
Leia Também:
A empresa busca atuar nas indústrias automotivas, aeroespaciais, de transporte, de manufatura, de armazenagem e de logística, visando aumentar a segurança dos processos dos funcionários.
“Acreditamos que o AEON se tornará uma solução que contribuirá para sustentar nossa competitividade em mercados globais cada vez mais competitivos”, disse Roman Emmenegger, vice-presidente de Manufatura da Pilatus, empresa parceira da Hexagon.
Bill Gates aponta profissões que nunca serão substituídas
Em entrevista com ao Jimmy Fallon no The Tonight Show Starring, Bill Gates, cofundador da Microsoft destacou o movimento crescente das IAs nas profissões, destacando três que dificilmente serão substituídas por essa tecnologia
Programadores
Com as IAs se tornando cada vez mais importantes e inseridas no dia a dia, os programadores são absolutamente indispensáveis.
Os profissionais devem atuar principalmente para criar sistemas complexos e escaláveis. Por isso, os humanos continuarão sendo necessários.
“Ela pode apoiar o desenvolvimento de software e a criação de sistemas complexos ou inovadores, mas ainda exigirá conhecimento humano e adaptabilidade”, destacou o bilionário.
Biólogos
O fundador da Microsoft destacou que, no momento, as IAs não possuem a capacidade e pensamento crítico baseado em contextos reais.
“Os biólogos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano e nas descobertas médicas. Mesmo com a ajuda da IA, formular hipóteses e alcançar avanços conceituais continua sendo uma tarefa profundamente humana”, disse.
Setor de Energia
De acordo com Bill Gates, os profissionais que atuam nesta área são essenciais para as “necessidades imprevisíveis de um clima global em mudança”.
Completando garantindo que esta área não pode ser totalmente controlada pelas IAs.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes