TECNOLOGIA
Tecnologia inédita: projeto pode tornar potável água do oceano pacífico
Projeto é idealizado para sanar problemas de secas
Por Gustavo Zambianco

Em meio a uma crise de seca e dificuldades crescentes em manter os reservatórios de água em níveis adequados, a Califórnia, nos Estados Unidos deve receber o primeiro grande projeto de dessalinização submarina, iniciativa que busca transformar a água do Oceano Pacifico em potável. A ação é liderada pela OceanWell, que nomeou o prejeto de Water Farm 1, ou "fazenda de água 1".
O projeto, acontece em parceria com o Las Virgenes Municipal Water District (LVMWD) e outras seis agências de abastecimento da Califórnia.
Leia Também:
Entenda como funciona a usina de dessalinização
- O plano prevê a instalação de aproximadamente 60 pods modulares e aproximadamente 400 metros de profundidade na Baía de Santa Monica, próxima a Malibu;
- Com isso, a pressão natural do oceano nessa profundidade vai forçar a passagem das águas por filtros de osmose reversa, sem precisar de ação mecânica;
- Esses filtros conseguem reter não apenas partículas de sal, mas também microplásticos, bactérias, vírus e substâncias químicas persistentes (PFAS), conhecidas como “químicos eternos”.
- Segundo a OceanWell, cada módulo poderá produzir até 3,7 milhões de litros de água potável por dia, reduzindo em até 40% o consumo de energia em comparação com plantas tradicionais de dessalinização.

Quais as metas e impactos do projeto
É esperado que o sistema submarino alcance uma produção de 227 milhões de litros diários até 2030. Tal capacidade deve atender diretamente cerca de 70 mil moradores da região oeste do Condado de Los Angeles e, futuramente, abastecer cidades mais distantes, como Burbank.
O CEO da OceanWell, Robert Bergstrom destacou a importância da iniciativa, “a Califórnia, assim como grande parte do mundo, precisa urgentemente de uma nova fonte de água para substituir suprimentos em declínio. O Water Farm 1 mostra como podemos colher água doce do oceano de forma responsável e econômica.”
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes