GRADE MODIFICADA
Globo deixa rodada do Brasileirão de lado e exibe especial
Emissora fez mudança na programação para o Dia da Consciência Negra
Por Redação
A Globo decidiu por uma mudança na sua programação nesta quarta-feira, 20. Ao invés da exibição de um jogo do Brasileirão, como costuma fazer, a emissora colocará no ar o especial 'Falas Negras' em pleno Dia da Consciência Negra, depois de Mania de Você.
Leia Mais:
>>> Ator que pediu Pix volta a ser internado e perde trabalho na Globo
>>> Ao vivo! Ana Maria se confunde e chama presidente dos EUA de "Bin Laden"
>>> Ator global revela ser fã de sexo anal e depilação em 'moicano'
A edição deste ano tem como objetivo discutir o uso do reconhecimento fotográfico de suspeitos e o encarceramento de pessoas negras. A apresentação ficou sob a responsabilidade de Clayton Nascimento, que também dirigiu o episódio ao lado de Antonia Prado.
O programa vai girar em torno de Wesley (Diego Francisco), que é réu pela morte de Matheus, um adolescente de 16 anos, assassinado no estacionamento de uma loja de construção no Rio de Janeiro.
A mãe da vítima o reconhecera em uma fotografia do ‘catálogo de suspeitos’, que lhe foi apresentado na delegacia, no momento do boletim de ocorrência. Esta se torna a principal prova para a acusação.
No tribunal reproduzido pelo programa, no dia de seu julgamento, todos são atores, exceto os jurados. Formado por cidadãos comuns, o júri tem nas mãos a missão de dar um veredito que vai definir o futuro do réu.
Clayton Nascimento explica como nasceu o 'Falas Negras' 2024: "Sou um artista pesquisador. Tenho essa formação que instiga o criador a buscar temas, perguntas, curiosidades e incômodos sociais para gerar possibilidades criativas. Eis que lendo uma matéria, encontro o triste fato de que 83% das pessoas presas injustamente por reconhecimento fotográfico, através do ‘catálogo de suspeitos’, são negras".
"A principal proposta deste episódio é mostrar para toda a nossa população brasileira como se dão esses casos. O que veremos é um estudo sobre o tema, então será compartilhado como acontecem, dentro das salas dos tribunais, os julgamentos que podem levar diariamente jovens negros para o sistema carcerário", completa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes