O MELHOR DO SAMBA
Alcione é atração da Arena A TARDE neste sábado
A maranhense Alcione é a atração principal da primeira edição do projeto ‘Samba de Classe’, na Arena A TARDE

Por Eugênio Afonso

A partir das 17h deste sábado (10), a Arena A TARDE dá o pontapé inicial do Samba de Classe, um projeto de A TARDE FM. E quem estreia o evento é ninguém menos do que a inigualável Alcione, 78, uma das maiores sambistas do País.
Mais conhecida como Marrom, a intérprete maranhense escolheu Salvador para iniciar sua turnê de 2026. O repertório do show vai estar repleto de sucessos, como Não Deixe o Samba Morrer, Você Me Vira a Cabeça, Meu Ébano e A Loba.
Além disso, a Marrom também vai apresentar músicas do seu 47º álbum de carreira, lançado em 2025 e que leva seu nome na capa. Com composições inéditas de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Xande de Pilares, Arlindinho e Igor Leal, Alcione tem oito canções, sendo uma delas o clássico sertanejo Evidências, famoso na voz da dupla Chitãozinho e Xororó.
Para Jefferson Beltrão, gestor de programação e apresentador de A TARDE FM, escolher a intérprete de Sufôco para a estreia do Samba de Classe é um gesto simbólico e estratégico.
“Alcione não é apenas uma grande cantora. Ela é o samba em estado puro, com um repertório que atravessa gerações. Para a rádio, isso reafirma um posicionamento muito claro: nós apostamos em conteúdo de qualidade, em artistas que têm história, voz, verdade”, destaca Beltrão.
“Como marca cultural, a rádio cumpre seu papel de formar público, de educar o ouvido, de criar experiências que vão além da execução musical. Levar Alcione à Arena A TARDE é dizer ao público: aqui o samba é tratado com o respeito que erece”, alinhava o gestor.
Jefferson acrescenta ainda que o projeto nasceu para reafirmar o samba como música de excelência. “Para mostrar que ele continua vivo, contemporâneo e absolutamente necessário. Dentro da programação da rádio, o samba ocupa um espaço de respeito, de escuta atenta, de valorização da música brasileira em sua forma mais elegante e verdadeira. É um projeto que conversa com quem entende, mas também forma novos ouvintes”.
Rufino, o poeta
E tem mais, no dia do show, antes de Alcione entrar em cena, quem comanda o palco é o grupo baiano Batifun. Formada por Marcelo Timbó (voz e violão), Júnior Luiz (voz e banjo) e Fernando Rufino (voz e tantã), a banda vai receber como convidado especial o sambista soteropolitano Nelson Rufino, autor de Todo Menino é um Rei, Amuleto da Sorte e pai do percussionista Fernando.
Apelidado de ‘o poeta’, Nelson tem composições gravadas por artistas de todo o País, como Zeca Pagodinho, Roberto Ribeiro, Martinho da Vila, Jorge Aragão, Péricles, Elza Soares e a própria Alcione.
Fã da obra do pai, Fernando garante que este reencontro musical de duas gerações só faz enaltecer o evento.
“Tô muito feliz pelo convite. Tem Alcione que, sem dúvida, é um fenômeno, uma artista completa com vários sucessos imortalizados, e Nelson Rufino, que também dispensa comentários. É muito importante pra gente fazer parte dessa festa”, diz Fernando.

Celebrando 28 anos de história, o Batifun leva ao público um repertório que representa o melhor do samba baiano, marcado por identidade, alegria e forte ligação com as raízes do gênero.
“O show sempre é um encontro de amigos, com o propósito de fazer um samba que a gente possa entregar de forma bonita ao público. Então, vai ser um encontro muito bacana pra quem gosta de samba, pra quem quer se deliciar nesse evento maravilhoso”, enaltece o percussionista.
Música de excelência
De acordo com Eduardo Dute, diretor de A TARDE FM, o público deve esperar uma noite histórica. “Trazer a Marrom para o Samba de Classe é elevar o nível da nossa entrega. O público terá o privilégio de ver uma das maiores vozes do Brasil em um formato que permite sentir toda a emoção e o axé que ela carrega”.
“Estamos preparando uma estrutura impecável para que a experiência seja completa: do serviço à qualidade do som e luz. Será uma celebração à altura do que Alcione representa para o samba e do que o público do Grupo A TARDE merece”, complementa Dute.
O investimento em entretenimento é um pilar estratégico para o Grupo A TARDE, segundo o diretor. “Entendemos que a nossa marca deve estar presente onde o nosso público está, e a música é o DNA da Bahia. A Arena é apenas o começo de um ecossistema de eventos que pretendemos expandir”.
Dute diz também que o novo espaço de A TARDE já nasceu com a missão de ser um catalisador cultural, e que tem recebido muitos retornos sobre a acústica e a possibilidade que a Arena oferece de ficar próximo do artista.
“O público baiano é exigente e sentia falta de um espaço que unisse conforto, segurança e uma experiência de serviços refinada. Ver a Arena lotada e as pessoas compartilhando esses momentos nas redes sociais é a prova de que preenchemos uma lacuna importante na cidade”, finaliza o diretor.

A TARDE FM
Uma realização de A TARDE FM, em parceria com a Sucesso Produções e a Íris Produções, o Samba de Classe celebra a tradição, a sofisticação e a força do samba brasileiro. O projeto se consolida como um convite para quem valoriza excelência sonora e musicalidade.
Os ingressos serão vendidos on-line pelo Meu Bilhete e presencialmente no Balcão Ingressos Bahia (Shopping Barra), sem taxa de serviço. O público poderá escolher por mesas nos setores A, B e C, além das opções de camarote e arena. A classificação é de 16 anos e mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (71) 98441-8262.
Alcione / 10 de janeiro / a partir das 17h / Arena A Tarde (Rua Professor Milton Cayres de Brito, 204, Caminho das Árvores) / Vendas: online - Meu Bilhete, Presencial - Balcão Ingressos Bahia (shopping Barra) / Classificação: 16 anos
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



