PROTESTO
No FV, Larissa Luz cobra consciência sobre apropriação das tranças
Cantora é uma das personalidades presentes no Festival de Verão deste ano
Por VINICIUS VIANA E PEDRO MORAES
Movido pela mistura, o Festival de Verão 2024, realizado na cidade de Salvador, entre sábado, 27, e este domingo, 28, conta com várias personalidades no último dia. Uma delas é a cantora Larissa Luz. No Carnaval da capital baiana, ela usará uma roupa com detalhes de tranças.
Questionada pelo Grupo A TARDE sobre o que acha do uso de tranças em pessoas brancas, ela abriu o jogo, citando inclusive a sister Leidy Elin, do Big Brother Brasil 24.
“Escuto muito as trancistas, Leidy é uma trancista, ela tem propriedade pra falar sobre isso, né, porque é o sustento das trancistas. Sempre escutei as trancistas falando sobre essa problemática, como é que a gente equilibra isso, o fator econômico e o fator cultural. É importante que as pessoas tenham consciência da história das tranças, do que as tranças representam, do que as tranças são para o povo preto”, iniciou.
Luz também frisou que é importante que o uso para todos os públicos compreenda o fato de não ser somente uma “apropriação rasa”.
“Usar não é nem a questão, a questão é a consciência acerca do que está se usando, para que não soe apenas como uma apropriação rasa, como uma coisa infundada, sem a gente deixar de contemplar as trancistas que elas merecem também ter o seu sustento agraciado pelo grande público”, finalizou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes