16:20
Filme de Bob Marley tem sessões no "horário da maconha"; entenda
Reunião de estudantes para consumo de maconha deu origem a "código" lembrado na programação das salas
Por Da Redação
Uma referência surgida no início dos anos 1970, nos Estados Unidos, está despertando a curiosidade de cinéfilos e fãs de Bob Marley. Em várias salas de cinema pelo Brasil pelo menos uma sessão da cinebiografia "Bob Marley: One Love" (2024) é exibida às 16h20. E não é por acaso.
>>> Análise: "Bob Marley: One Love" traz amor em tempos de guerra
>>> Cinemas de Salvador terão ingressos a R$ 12
O filme estreou na última quinta-feira, 15, e, em Salvador, as salas do Salvador Shopping e Shopping da Bahia entraram na onda, enquanto outras preferiram 16h em ponto (confira todos os horários aqui), talvez para não dar muito na vista. Mas, afinal, por que 16h20 e o que isso quer dizer?
Bob Marley e a Jamaica são frequentemente associados ao consumo de maconha e o 16:20 é uma referência conhecida entre os usuários quando querem se reunir para consumir a erva. Por conta disso, o 20 de abril (4/20 em inglês) é o Dia Internacional da Maconha.
A origem vem da pequena cidade de San Rafael, nos Estados Unidos, onde, em 1971, um grupo de estudantes que costumava se reunir para fumar maconha encontrou um mapa feito à mão, que supostamente levaria a uma plantação de maconha em Point Reyes, próximo a São Francisco.
O horário marcado para procurar o "tesouro" foi às 4h20 da tarde, em frente à estátua do químico francês Louis Pasteur. Como era de esperar, o mapa não levou a maconha alguma. Mesmo assim, o horário virou código para fumar maconha, disseminado, inclusive, entre várias bandas de rock.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes