SALVADOR
Carnaval: "Mudança de circuito não está no horizonte", diz secretário
Para Pedro Tourinho, secretário de Cultura, não há motivo para circuito sair da Barra para a Boca do Rio
Por Gabriel Gonçalves
A proposta para que o Circuito Dodô saia da Barra e vá para a Boca do Rio continua dando o que falar. Para o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, não existem motivos que justifiquem a mudança do circuito Dodô do bairro da Barra para a Boca do Rio. “A mudança de circuito não está em nosso horizonte”, disse Tourinho, em entrevista ao Portal A TARDE, durante sua passagem pelo programa A Tarde Talks, comandado pelo apresentador Ildázio Tavares Jr .
Entre aqueles que não querem quase duas semanas de folia na porta de casa e os que querem ainda mais, há a tradição de 139 anos do Carnaval de Salvador, que se concentra no seus circuitos Dodô, na Barra-Ondina, Osmar, no Campo Grande e Batatinha, no Pelourinho.
Para o gestor da pasta municipal, o trabalho que está sendo feito para equilibrar o público entre os dois principais circuitos da folia - Barra/Ondina e Centro - é o mais importante para evitar a superlotação na Barra.
“Neste carnaval, tiveram dois ou três dias que o circuito do Centro tinha o mesmo número de pessoas ou até mais que o do Barra/Ondina. O sábado, que foi o dia que mais teve problema na Barra-Ondina, realmente foi um dia que o Centro não estava tão forte. Então, ano que vem vamos ter uma atenção especial para que o sábado esteja tão forte no circuito do Centro, como estava na Barra/Ondina”, afirmou.
“Não tem porquê ir para outro circuito agora. Esta é a minha opinião como secretário. E também não vejo na prefeitura outras conversas, desde que entrei, neste sentido de ir para outro lugar”, ressaltou.
Proposta de mudança
Em 2022, durante assembleia extraordinária do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar), ficou decidida a elaboração de um projeto técnico para alinhar a mudança do circuito Barra-Ondina para a Boca do Rio, no Carnaval de 2023.
A justificativa para a mudança é de que o circuito Barra/Ondina já não comportaria mais a proporção dos festejos de carnaval, tendo problemas com infraestrutura da região. A ideia era de que os grandes trios fossem deslocados para a Boca do Rio, com um circuito de quatro quilômetros. O trecho delimitado englobaria 22 terrenos e seria desapropriado para passar por requalificação. Barra ficaria com um carnaval mais característico das fanfarras.
Depois que a proposta foi anunciada, moradores da Boca do Rio foram ouvidos e grande parte disse não concordar com a mudança. À época, o movimento SOS Carnaval Salvador – formado por moradores da capital baiana, artistas e turistas - afirmou que iria acionar a Justiça contra a Prefeitura, caso a proposta da mudança de circuito fosse aceita.
A proposta acabou arquivada, mas não totalmente recusada, e ainda é fonte de muita discussão.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes