Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > a tarde + > ENTRETENIMENTO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Exposição é aberta no MAM nesta quarta-feira em Salvador

A visitação à exposição será de terça a domingo, sempre das 13h às 18h.

Por Da Redação

28/03/2023 - 13:28 h

No dia em que Salvador completa 474 anos de fundação, nesta quarta-feira, 29, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia), vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), inaugura, às 18h, com acesso gratuito, a mais nova exposição intitulada ‘UANGA’, uma grande retrospectiva do artista baiano J. Cunha. Na oportunidade, o MAM inicia o Programa de Processos Compartilhados, no qual o público terá contato com distintas etapas do processo de uma exposição, desde a presença do artista ao processo de montagem até a curadoria ao longo da mostra.

A visitação à exposição será de terça a domingo, sempre das 13h às 18h. ‘Uanga’ é uma palavra de origem Bantu que significa feitiço, encantamento.

“Em Uanga reunimos 60 anos de uma práxis inspirada pelos signos da cultura da Bahia, relacionados à origem afro-indígena-sertaneja de J. Cunha, que, por sua vez, em sua trajetória, foi impregnado pela história da arte, pela cultura pop, pelo tropicalismo e pelo carnaval de Salvador”, explica o curador da exposição, Daniel Rangel.

Segundo Rangel, nessa primeira etapa, serão expostas as obras conectadas ao universo das artes visuais, instaladas no térreo do Casarão do Solar. Em um segundo momento serão exibidos, no andar superior do Casarão, cartazes, figurinos, cenários, documentos, fotografias e tecidos de blocos afros, dentre outros itens criados pelo designer J. Cunha

Opúblico acompanhará o artista realizar instalações artísticas em áreas abertas e pequenas salas do MAM, dialogando com a arquitetura do Solar Unhão.

Os visitantes do MAM devem dar prioridade ao transporte público e veículos de aplicativo para chegar ao museu, já que no Pátio Pôr do Sol acontecem shows periódicos. Mais informações: (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o instagram @bahiamam e site.

Nascido na Península de Itapagipe, em Salvador, em 1948, J. Cunha (José Antônio Cunha) fez o Curso Livre da Escola de Belas Artes/UFBA aos 18 anos de idade. Foi cenógrafo e figurinista do grupo cultural Viva Bahia, assinou cenários/figurinos do Balé Brasileiro da Bahia, Balé do Teatro Castro Alves e, durante 25 anos, a concepção visual e estética do bloco afro Ylê Aiyê, além de decorações dos Carnavais de Salvador.Artista plástico, designer gráfico, cenógrafo e figurinista, Cunha participou de bienais, coletivas e individuais nos Estados Unidos, África e Europa. Sua carreira transita ainda pela Dança, Teatro e Música.

Na sua trajetória, Cunha integrou o ‘The Refugee Project’ no Museu de Arte Africana de Nova York (1997)
Na sua trajetória, Cunha integrou o ‘The Refugee Project’ no Museu de Arte Africana de Nova York (1997) | Foto: Divulgação | IPAC

Na sua trajetória, Cunha integrou o ‘The Refugee Project’ no Museu de Arte Africana de Nova York (1997), ‘Exposição de Arte Contemporânea: As Portas do Mundo’ na Europa/África (2006), Bienal Internacional de ‘Design de Saint Étienne’ na França e ‘Design Brasileiro–Fronteiras’ (2009) no MAM/São Paulo. Participou ainda de mostras de arte negra em Los Angeles e Oakland, na Califórnia, dentre outras. Seu trabalho se caracteriza pelo mergulho no imaginário das culturas afro-indígenas e popular nordestina brasileira, através da pesquisa, assimilação e transformação num universo próprio, mítico e mágico, simbólico e intuitivo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Áudio de blogueira detonando cantores de pagodão vaza na web

Play

Davi quebra silêncio após ser demitido pela Globo: “Inveja”

Play

Influenciadora digital acusa ex de agressão e é detonada na internet

Play

Dançarino de Lady Gaga “toma queda” nas Olimpíadas; VÍDEO

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA