CÂNCER
Simpósio internacional discute cânceres urológicos em Salvador
Organizada pela Rede D’Or, a oitava edição do simpósio terá a presença de palestrantes internacionais
Por Lula Bonfim
Salvador receberá, nesta sexta-feira (30) e no sábado (1º), a oitava edição do Simpósio Internacional de Uro-Oncologia, organizado pela Rede D’Or. O evento se propõe a debater, com a presença de especialistas em cânceres urológicos de todo o mundo, a multidisciplinaridade e as novidades no tratamento da doença.
“O ponto principal é a multidisciplinaridade. A gente não trata um paciente sozinho e a gente precisa abordá-lo da forma mais globalizada possível. A importância desses eventos é justamente trazer à visão aquilo que a gente tem de mais atualizado no tratamento dos cânceres urológicos”, afirmou a coordenadora médica de Radioterapia da Rede D’Or, Elisângela Carvalho, em entrevista ao programa Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM, na manhã desta quarta-feira, 28.
“O câncer é uma doença que não dá para tratar sozinho lá na sua trincheira, cada médico de forma isolada. Hoje, para tratar um câncer, você precisa da expertise de diversas especialidades: cirurgião, radio-oncologista, oncologista, médicos de apoio, de imagem, de patologia”, disse Vinícius Carrera, oncologista clínico da Rede D’Or.
Coordenadores do simpósio, Elisângela e Carrera apontaram também que há diversas novidades a serem apresentadas e discutidas no simpósio, nas áreas de cirurgia, de radioterapia e medicamentos.
“A gente tem muita novidade na área de cirurgia, de abordagens menos invasivas, com menor tempo de internação, com menos toxicidade. Muita novidade também em radioterapia, com tratamentos mais modernos, menos agressivos, mais eficientes. E muitas drogas que podem ser usadas em muitas situações, tanto no câncer de próstata, quanto de bexiga, quanto de rim, que são os principais temas que serão abordados nesse simpósio”, afirmou Elisângela.
“A forma da gente repercutir as atualizações que ocorrem a todo momento na área do câncer é reunir esses principais experts no Brasil, convidar palestrantes internacionais que são referência na área, para a gente repercutir as mudanças mais recentes e estabelecer consensos, trabalhando de forma multidisciplinar e a pensar no paciente de uma forma diferenciada, pensando nas necessidades daquele paciente em específico”, disse Carrera.
O simpósio, que também tem o Dr. Miguel Srougi na comissão organizadora, tem seu início na tarde da sexta-feira, com programação sendo cumprida inteiramente no Hotel Deville, em Itapuã. As inscrições podem ser realizadas através da internet, de maneira gratuita, tanto para profissionais da Saúde quanto para estudantes de medicina.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes