Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > AUTOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUTOS

Baiano só quer SUV: por que este tipo de carro é a paixão da Bahia

Utilitários lideram vendas no estado

Por Gabriel Moura

16/07/2024 - 7:00 h
Corolla Cross 2025, o segundo carro mais vendido da Bahia
Corolla Cross 2025, o segundo carro mais vendido da Bahia -

Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan. O quase monopólio de SUVs na gama de veículos ofertados pela Volkswagem do Brasil contrasta com a década passada, quando os hatchs Gol, Fox, Golf e Polo, único remanescente, protagonizavam a marca alemã. Até a Fiat, que outrora ofertou apenas o esquecível Freemont, agora tem Pulse e Fastback como destaques em seu cardápio. A mudança de foco das montadoras não evidencia apenas uma nova estratégia de mercado, mas também o desejo do consumidor: SUVs são a nova paixão do brasileiro.

E o amor do baiano, que, proporcionalmente, compra ainda mais. Dos 10 carros mais vendidos no estado, seis são do tipo. No top-5 a situação é ainda mais palpável com quatro modelos diferentes, cada um de uma montadora.

Em 2024, segundo a Fenabrave, Hyundai Creta lidera a lista, seguido por Toyota Corolla Cross, Volkswagem Polo, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker. Destes, o último e único dos moicanos é o Polo.

Leia mais de AUTOS:

>> Colaboradores da BYD em Camaçari farão intercâmbio na China

>> O que faz o Creta ser o carro mais vendido da Bahia?

>> Ninguém compra: por que os 'carros baratos' não vendem na Bahia

Do lado das montadoras a intenção da super oferta destes modelos é simples: são carros mais caros, que proporcionam mais lucro. E os consumidores?

"Existe um público feminino muito adepto ao SUV, porque a mulher está muito voltada também para a família, e estes carros oferecem mais espaço interno. Já os homens gostam do carro por ter características mais esportivas", explica Ana Renata Paes Barreto Navas, diretora da Cox Automotive do Brasil.

Renegade já foi queridinho dos brasileiros
Renegade já foi queridinho dos brasileiros | Foto: Divulgação

O que é um SUV

Altos, espaçosos e esportivos. Essas são as características gerais de um SUV. Mas a verdade é que existem normas definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para um carro ser classificado assim. Confira:

  1. Ângulo de ataque mínimo de 23°, com tolerância de -1°.
  2. Ângulo de saída mínimo de 20°, com tolerância de -1°.
  3. Ângulo de transposição de rampa mínimo de 10°, com tolerância de -1°.
  4. Altura mínima livre do solo entre os eixos de 200 mm, com tolerância de -20 mm.
  5. Altura livre do solo sob os eixos dianteiro e traseiro mínimo de 180 mm, com tolerância de -20 mm

Ou seja: os requisitos falam apenas sobre a altura do carro. Com isso, montadoras como a Renault perceberam a "falha do regularmento" e lançaram carros de entrada travestidos como utilitários. Caso clássico é o Kwid, já anunciado como o "SUV mais barato do Brasil".

Kwid, da Renault
Kwid, da Renault | Foto: Divulgação

"O que vem acontecendo muito nesse movimento de 'SUVsar' todos os veículos é que algumas montadoras simplesmente colocam o carro um pouco mais alto, ajustando suspensão ou tamanho de pneu, e transformam o que seria um Hatch num SUV para atrair público", esclarece Ana Renata.

Com isso surgiu a categoria dos SUV Compactos, simbolizada por Pulse, Nivus e Renault Kardian, onde o espaço interno não é muito diferente de um hatch comum.

Há salvação para hatchs e sedans?

A paixão por SUVs não é apenas algo brasileiro, mas mundial. Europeus e, principalmente, americanos possuem este carro como preferência quando entram numa concessionária. Mas os chineses podem mudar esta realidade.

Recém-chegada na Bahia e no Brasil, a BYD, por exemplo, tem como principais produtos o Dolphin e Dolphin Mini, que lideram as vendas da fabricante oriental no estado, à frente do "grandão" Song Plus, por exemplo.

BYD Dolphin
BYD Dolphin | Foto: Divulgação

Já também novata GWM vende mais o SUV Haval, mas o hatch Ora não fica muito atrás.

Já a situação dos sedãs é mais precária. O único a aparecer no top-20 baiano é o clássico Corolla. O próximo a aparecer no ranking é o Yaris Sedan, na vigésima sétima posição. A aposta para o renascimento, de novo, vem da China.

"Os chineses estão resgatando a paixão pelo sedã e também pelo hatch, com veículos mais tecnológicos e sofisticados. A BYD está trazendo o King para competir com o aclamado Corolla e resgatar essa vontade ou essa compra do brasileiro pelo sedã", encerra Ana Renata.

BYD King é novo lançamento da montadora chinesa
BYD King é novo lançamento da montadora chinesa | Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia mercado automotivo SUV tendências de veículos

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Corolla Cross 2025, o segundo carro mais vendido da Bahia
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

Corolla Cross 2025, o segundo carro mais vendido da Bahia
Play

Camaro 2019 tem novidades, mas preço fica para janeiro

Corolla Cross 2025, o segundo carro mais vendido da Bahia
Play

Volkswagen realiza evento com test drives gratuitos na Fonte Nova

Corolla Cross 2025, o segundo carro mais vendido da Bahia
Play

Categoria de acesso

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA