AUTOS
Nova bateria carrega carro elétrico em até 10 minutos
Inovação utiliza composto silício-carbono que substitui o tradicional grafite no ânodo da célula
Por Luiz Almeida

Uma empresa americana anunciou um avanço significativo para o futuro dos carros elétricos. Trata-se de uma nova bateria com tecnologia capaz de atingir 80% de carga em menos de 10 minutos.
A inovação tem sido trabalhada pela Group14 Technologies e é baseada no material SCC55®, um composto de silício-carbono que substitui o tradicional grafite no ânodo da célula.
De acordo com informações do iG, nos testes de campo, baterias de 75 kWh equipadas com o novo material apresentaram uma autonomia de mais de 650 quilômetros.
O número é alto quando comparado aos cerca de 480 quilômetros dos modelos atuais com grafite.
Leia Também:
A densidade energética também impressiona: são 330 Wh/kg, um ganho de 30% sobre as células comerciais mais comuns, que giram em torno de 250 Wh/kg.
A mudança em material de bateria de carro
O diferencial está no uso do silício incorporado a uma matriz de carbono poroso, tecnologia patenteada pela Group14.
O silício tem capacidade teórica até 10 vezes maior que o grafite (372 mAh/g), o que torna possível tanto a recarga mais rápida quanto o aumento da autonomia.
A Group14 planeja lançar ainda em 2025 células maiores com densidade energética ainda mais alta, podendo alcançar 370 Wh/kg.
No entanto, a promessa de recarga ultrarrápida também depende da existência de uma infraestrutura adequada, com carregadores de alta potência, como os de 350 kW utilizados nos testes.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes